Buscar

Aspectos da história da educação matemática brasileira revelam motivos que conduziram à ausência ou à quase ausência da Geometria na sala de aula. ...

Aspectos da história da educação matemática brasileira revelam motivos que conduziram à ausência ou à quase ausência da Geometria na sala de aula. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir: I – Muitos professores não detêm conhecimentos geométricos suficientes para se sentirem confortáveis em realizar práticas nessa área em sala de aula. II – Dificilmente professores se apoiam em livros didáticos para conduzir suas aulas, pois se assim fosse, trabalhariam mais efetivamente conteúdos geométricos, os quais são valorizados nesses livros. III – Devido à longa jornada de trabalho e até à má formação em Geometria, muitos professores veem no livro didático o principal recurso para elaborar suas aulas e, assim, priorizam em sala de aula apenas definições, propriedades e fórmulas, tal como apresentadas nesse livros. IV – O livro didático desempenha um papel relevante no trabalho do docente em sala de aula. Assim, tal como o livro muitas vezes apresenta, o professor deixa conteúdos de Geometria para serem abordados apenas no final do período letivo, sendo que, às vezes, não há tempo suficiente para abordá-los. Entre as inúmeras causas que explicam o abandono do ensino de Geometria, destacam-se as apresentadas em:

Aspectos da história da educação matemática brasileira revelam motivos que conduziram à ausência ou à quase ausência da Geometria na sala de aula.
I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II e IV.

Essa pergunta também está no material:

Metodologia do Ensino da Matemática - parte IV
4 pág.

Matemática Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I, III e IV. A afirmativa I é verdadeira, pois muitos professores não possuem conhecimentos geométricos suficientes para se sentirem confortáveis em realizar práticas nessa área em sala de aula. A afirmativa III também é verdadeira, pois muitos professores veem no livro didático o principal recurso para elaborar suas aulas e, assim, priorizam em sala de aula apenas definições, propriedades e fórmulas, tal como apresentadas nesse livros, devido à longa jornada de trabalho e até à má formação em Geometria. A afirmativa IV é verdadeira, pois o livro didático desempenha um papel relevante no trabalho do docente em sala de aula, e muitas vezes o professor deixa conteúdos de Geometria para serem abordados apenas no final do período letivo, sendo que, às vezes, não há tempo suficiente para abordá-los. Já a afirmativa II é falsa, pois os livros didáticos costumam valorizar conteúdos geométricos e, se os professores se apoiassem neles, trabalhariam mais efetivamente esses conteúdos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais