Buscar

Sabe-se que entender o conceito de insumo é indispensável para a apuração do PIS e do COFINS devido pelas empresas optantes pelo Lucro Real, uma ve...

Sabe-se que entender o conceito de insumo é indispensável para a apuração do PIS e do COFINS devido pelas empresas optantes pelo Lucro Real, uma vez que elas se valem do método não cumulativo.

Diante disso, sobre o tema insumos, assinale a alternativa correta.


Considera-se insumo somente os itens que são essenciais e relevantes, que se encontram devidamente listados na lei.
O valor do PIS e da COFINS, que incide sobre bens ou serviços considerados insumo, não pode ser deduzido do PIS e da COFINS aplicados sobre a receita bruta.
Além dos produtos e serviços descritos na lei, considera-se insumo apenas os itens relevantes ao processo produtivo ou à prestação de serviço realizada pelo contribuinte.
Além dos produtos e serviços descritos na lei, considera-se insumo os itens que são essenciais e relevantes ao processo produtivo ou à prestação de serviço realizada pelo contribuinte.
O valor do PIS e da COFINS que incide sobre bens ou serviços considerados insumo, não pode ser deduzido do PIS e da COFINS aplicados sobre o lucro líquido.

Essa pergunta também está no material:

AV online PIS, Cofins e impostos do comércio exterior
4 pág.

Contabilidade / Ciências Contábeis Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Além dos produtos e serviços descritos na lei, considera-se insumo os itens que são essenciais e relevantes ao processo produtivo ou à prestação de serviço realizada pelo contribuinte." Isso porque, segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o conceito de insumo deve ser interpretado de forma ampla, abrangendo não apenas os itens diretamente utilizados na produção de bens ou serviços, mas também aqueles que, mesmo não sendo utilizados diretamente, são essenciais para a atividade econômica da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais