Buscar

No caso de Marcos e Camila, que possuem conta poupança conjunta e esta foi surpreendida pelo penhor em favor do Banco Poupe Aqui da totalidade do s...

No caso de Marcos e Camila, que possuem conta poupança conjunta e esta foi surpreendida pelo penhor em favor do Banco Poupe Aqui da totalidade do saldo da poupança, pergunta-se: há solidariedade entre os titulares da poupança conjunta? Explique sua resposta e nela destaque se o penhor realizado pelo Banco é válido.

Os poupadores são credores solidários do banco onde possuem conta.
Os poupadores não podem ser considerados devedores solidários, pois a solidariedade não se presume.
Para que haja solidariedade entre os titulares da poupança conjunta, é necessário o consentimento de ambos, de acordo com o Art. 1420 §2° do Código Civil.

Essa pergunta também está no material:

Direito Civil V - CASO 6
1 pág.

Direito Civil V Faculdade ProjeçãoFaculdade Projeção

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No caso de uma conta poupança conjunta, os titulares são considerados credores solidários do banco onde possuem a conta. Isso significa que cada titular é responsável pelo saldo total da conta, e não apenas pela sua parte. No entanto, para que haja solidariedade entre os titulares da poupança conjunta, é necessário o consentimento de ambos, de acordo com o Art. 1420 §2° do Código Civil. Quanto ao penhor realizado pelo Banco Poupe Aqui, é válido desde que tenha sido feito de forma legal e com base em uma dívida existente. O banco tem o direito de penhorar o saldo da conta poupança para garantir o pagamento de uma dívida do titular da conta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais