Buscar

Pontos chaves a pesquisar: 1. Quais estruturas podem esta acometidas nesta síndrome? 2.Qual é o tendão mais acometido nesta síndrome? Justifique. 3...

Pontos chaves a pesquisar:
1. Quais estruturas podem esta acometidas nesta síndrome?
2.Qual é o tendão mais acometido nesta síndrome? Justifique.
3. Quais são os músculos do manquito rotador, e suas ações musculares correspondentes?
4. A escápula está diretamente relacionada aos movimentos da glenoumeral e durante a abdução e flexão do ombro ela acompanha o movimento realizando abdução, rotação externa e depressão da escápula. Identifique quais músculos escapulares (flechas) participam deste movimento?
5. Descreva os tipos de discinese escapular (I, II, III e IV).
6. O que é o ritmo escapulo umeral envolvido na flexão e na abdução do ombro? Descreva (use o Kapandji)
7. Preencha a tabela abaixo sobre as características pertinentes às estruturas que podem estar envolvidas na síndrome do impacto.
ESTRUTURA ÓSSEA Tendão que se insere ou passa por esta estrutura
Tubérculo maior
Região superior
Tubérculo menor
Região anterior
Tubérculo maior
Região posterior
Sulco intertubercular
Espaço subacromial
8. O que é o plano escapular? Descreva um exercício de abdução do ombro no plano escapular.
9. Descreva 4 Objetivos e 4 condutas na fase aguda e crônica para este paciente com Síndrome do Impacto.
10. O que é a tendinite Calcárea que poderia ser um diagnóstico diferencial?
Diagnóstico médico: SÍNDROME DO IMPACTO
Queixa principal: dor na região ântero superior do ombro para elevar o braço.


Essa pergunta também está no material:

Apostila Ciclo 1 2024
91 pág.

Fisioterapia Ortopédica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. Na síndrome do impacto, as estruturas que podem ser afetadas incluem o tendão do músculo supraespinhal, o tendão do músculo infraespinhal, o tendão do músculo redondo menor e a bursa subacromial. 2. O tendão mais acometido na síndrome do impacto é o tendão do músculo supraespinhal, devido à sua localização na parte superior da articulação do ombro e sua posição sob o acrômio. 3. Os músculos do manguito rotador incluem o músculo supraespinhal, o músculo infraespinhal, o músculo redondo menor e o músculo subescapular. Suas ações musculares correspondentes incluem abdução, rotação externa, rotação interna e adução do ombro, respectivamente. 4. Os músculos escapulares que participam do movimento de abdução e flexão do ombro incluem o músculo trapézio superior, o músculo serrátil anterior e o músculo elevador da escápula. 5. Os tipos de discinese escapular incluem: tipo I - elevação precoce da escápula, tipo II - rotação inferior da escápula, tipo III - alargamento do ângulo inferior da escápula e tipo IV - alargamento do ângulo superior da escápula. 6. O ritmo escapuloumeral é o movimento coordenado da escápula e do úmero durante a flexão e abdução do ombro. O movimento é descrito como uma relação de 2:1, onde a escápula se move 2 graus para cada 1 grau de movimento do úmero. 7. Estrutura óssea: Tubérculo maior - Tendão do músculo supraespinhal; Região superior - Bursa subacromial; Tubérculo menor - Tendão do músculo subescapular; Região anterior - Tendão do músculo bíceps braquial; Tubérculo maior - Tendão do músculo infraespinhal; Região posterior - Tendão do músculo redondo menor; Sulco intertubercular - Tendão do músculo bíceps braquial; Espaço subacromial - Bursa subacromial. 8. O plano escapular é um plano de movimento que segue a inclinação da escápula. Um exercício de abdução do ombro no plano escapular envolve a elevação do braço em um ângulo de 30 graus para frente do corpo, mantendo a escápula em uma posição neutra. 9. Objetivos na fase aguda incluem: controle da dor, redução da inflamação, manutenção da amplitude de movimento e prevenção de atrofia muscular. Condutas na fase aguda incluem: repouso, aplicação de gelo, fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios. Objetivos na fase crônica incluem: restauração da força muscular, melhora da estabilidade articular, melhora da amplitude de movimento e prevenção de recorrência. Condutas na fase crônica incluem: exercícios de fortalecimento, exercícios de estabilização, alongamento e terapia manual. 10. A tendinite calcárea é uma condição em que depósitos de cálcio se acumulam nos tendões do manguito rotador, causando dor e limitação de movimento. É um diagnóstico diferencial comum para a síndrome do impacto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais