Buscar

Qual a diferença entre a quantidade de carbono dos aços carbono e dos ferros fundidos e qual o impacto nas propriedades mecânicas? A principal dif...

Qual a diferença entre a quantidade de carbono dos aços carbono e dos ferros fundidos e qual o impacto nas propriedades mecânicas?

A principal diferença entre o aço e o ferro fundido é o teor do carbono que acaba proporcionando diferentes características e usos para aquele material.
Os aços podem passar por processos de endurecimento, revenimento, e processos de têmpera para alterar suas capacidades e entre os ferros fundidos somente o branco consegue ter algum tratamento desse tipo para torna-lo maleável.
O aço possui em sua composição uma variação no carbono que varia de 0,008% a 2,11%. Já o ferro fundido, o teor do carbono está entre 2,11% e 6,67%, o que inviabiliza alguns processos como soldas ou qualquer tratamento de têmpera para alterar suas qualidades ou funcionalidades.
O aço justamente por possuir menor teor de carbono é um material mais dúctil (flexível) e permite a sua modelagem através de processos como forjamento, laminação e extrusão, além de fundição, ainda possui a capacidade de deformação visível antes de fraturar.
Já o ferro fundido devido a sua alta concentração de carbono, precisam ser fabricados em processos de fundição e usinagem que tem os materiais adicionados em um forno de fusão e elevados a temperaturas superiores a 1.200 °C.
O fato é que todos tem aplicabilidade, basta verificar qual a melhor forma de utilizar essas aplicações no intuito de melhorar a qualidade, durabilidade, desgaste e segurança nos projetos e ferramentas.

Essa pergunta também está no material:

Proposta - ATV3
34 pág.

Cálculo, Funções de Uma e Várias Variáveis Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A principal diferença entre a quantidade de carbono nos aços carbono e nos ferros fundidos é que o aço possui um teor de carbono que varia de 0,008% a 2,11%, enquanto o ferro fundido possui um teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. Essa diferença no teor de carbono impacta diretamente nas propriedades mecânicas dos materiais. O aço, por possuir menor teor de carbono, é um material mais dúctil e maleável, permitindo sua modelagem através de processos como forjamento, laminação e extrusão, além de fundição. Ele também pode passar por processos de endurecimento, revenimento e têmpera para alterar suas propriedades mecânicas. Já o ferro fundido, devido à sua alta concentração de carbono, precisa ser fabricado em processos de fundição e usinagem que envolvem a adição de materiais em um forno de fusão e elevação a temperaturas superiores a 1.200 °C. Ele é mais frágil e quebradiço do que o aço, o que inviabiliza alguns processos, como soldas ou qualquer tratamento de têmpera para alterar suas propriedades mecânicas. Em resumo, a diferença na quantidade de carbono entre os aços carbono e os ferros fundidos impacta diretamente nas propriedades mecânicas dos materiais, tornando-os mais ou menos maleáveis, dúcteis e resistentes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais