Logo Passei Direto
Buscar
2. Segundo Mittler (2003), a inclusão envolve um processo de reestruturação e de reforma das escolas como um todo. Sendo assim, por que é importante uma reforma da educação direcionada para a inclusão?

A. Porque é uma forma de impedir a segregação e o isolamento. Com ela, há o benefício para todos os alunos terem acesso à educação como qualquer outra pessoa teria direito.
B. Porque faz com que os alunos apresentem maiores índices de aproveitamento.
C. Porque facilita o trabalho do professor em sala de aula, auxiliando no aporte de segregar os alunos a cada especificidade.
D. Porque são importantes ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias para os alunos que se ausentam frequentemente das aulas.
E. Porque os colegas de classe acabam se beneficiando com esse relacionamento e inclusão.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre a importância de uma reforma da educação direcionada para a inclusão, vamos analisar as alternativas: A. Porque é uma forma de impedir a segregação e o isolamento. Com ela, há o benefício para todos os alunos terem acesso à educação como qualquer outra pessoa teria direito. - Esta opção destaca a essência da inclusão, que é garantir que todos tenham acesso à educação sem segregação. B. Porque faz com que os alunos apresentem maiores índices de aproveitamento. - Embora a inclusão possa levar a melhores resultados, essa não é a principal razão para a reforma. C. Porque facilita o trabalho do professor em sala de aula, auxiliando no aporte de segregar os alunos a cada especificidade. - Esta opção não reflete o espírito da inclusão, que busca evitar a segregação. D. Porque são importantes ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias para os alunos que se ausentam frequentemente das aulas. - Essa opção é muito específica e não aborda a inclusão de forma ampla. E. Porque os colegas de classe acabam se beneficiando com esse relacionamento e inclusão. - Embora isso seja verdade, não é o principal motivo para a reforma. A alternativa que melhor reflete a importância de uma reforma da educação direcionada para a inclusão, segundo Mittler, é a: A. Porque é uma forma de impedir a segregação e o isolamento. Com ela, há o benefício para todos os alunos terem acesso à educação como qualquer outra pessoa teria direito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: "Porque é uma forma de impedir a segregação e o isolamento. Com ela, há o benefício para todos os alunos terem acesso à educação como qualquer outra pessoa teria direito." A reforma da educação direcionada para a inclusão é importante porque visa garantir que todos os alunos tenham acesso à educação, independentemente de suas diferenças e especificidades, evitando a segregação e o isolamento. Além disso, a inclusão beneficia todos os alunos, pois promove a diversidade e o respeito às diferenças, criando um ambiente mais acolhedor e enriquecedor para todos.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. A educação especial tem sua definição fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Entre outros aspectos, institui os "serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial" e prescreve que "o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular" (BRASIL, 1996, on-line). Considerando os pressupostos da educação especial, analise as seguintes afirmativas. I. A educação especial reúne pressupostos teóricos para fundamentar o uso de diferentes metodologias. II. Na educação especial, utilizam-se técnicas e equipamentos específicos para atender às especificidades de cada aluno. III. A produção do material didático considera o nivelamento do perfil dos alunos e leva em conta a faixa etária, o nível de ensino e os objetivos da aprendizagem. Marque a opção com a(s) afirmativa(s) correta(s).

I. A educação especial reúne pressupostos teóricos para fundamentar o uso de diferentes metodologias.
II. Na educação especial, utilizam-se técnicas e equipamentos específicos para atender às especificidades de cada aluno.
III. A produção do material didático considera o nivelamento do perfil dos alunos e leva em conta a faixa etária, o nível de ensino e os objetivos da aprendizagem.
A. I e II.
B. II e III.
C. Apenas I.
D. Apenas II.
E. Apenas III.

3. Em 30 de setembro de 2020 foi assinado o Decreto nº 10.502, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida para os educandos com deficiência (BRASIL, 2020). De forma geral, os marcos legais objetivam estabelecer diretrizes para políticas públicas pedagógicas voltadas à inclusão escolar e garantir às pessoas com deficiência o acesso e o percurso educacional. No entanto, as análises sobre a PNEE repercutiram em muitas discussões, até culminar em sua suspensão em agosto de 2021. Analise as alternativas a seguir e assinale a que representa um dos motivos que contribuiu para a suspensão do Decreto nº 10.502/2020.


A. A PNEE prevê a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em classes e instituições especializadas, segregando esses estudantes como prática excludente.
B. A educação especial é um direito de todos que demandam seus recursos e serviços, e os educandos devem ser atendidos de maneira equitativa.
C. Os processos educacionais apontados na PNEE visam à garantia de aprendizagem com qualidade e envolvem, de forma colaborativa, a União.
D. Trata-se de uma política inclusiva na sua essência, inclui os surdos entre si e os inclui na sociedade; garante-lhes o direito a uma educação de qualidade, a partir de um paradigma linguístico alicerçado nos princípios da equidade.
E. A estrutura do documento contempla informações sobre o processo escolar nos seguintes aspectos: frequência, envolvimento do estudante nas atividades propostas, serviços, recursos e estratégias utilizadas.

5. Considere o trecho a seguir: "No campo da educação, a inclusão envolve um processo de reforma e de reestruturação das escolas como um todo, com o objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso a todas as gamas de oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela escola. Isso inclui o currículo corrente, a avaliação, os registros e os relatórios de aquisições acadêmicas dos alunos, as decisões que estão sendo tomadas sobre o agrupamento dos alunos nas escolas ou nas salas de aula, a pedagogia e as práticas de sala de aula, bem como as oportunidades de esporte, lazer e recreação" (MITTLER, 2003, p. 25). Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O objetivo de tal reforma é garantir o acesso e a participação de todas as crianças em todas as oportunidades oferecidas pela escola e impedir a segregação e o isolamento. Essa política foi planejada para beneficiar todos os alunos, incluindo aqueles pertencentes a minorias linguísticas e étnicas, aqueles com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, aqueles que se ausentam constantemente das aulas e aqueles que estão sob o risco de exclusão. PORQUE II. Esse conceito de inclusão envolve um repensar radical da política e da prática e reflete um jeito de pensar fundamentalmente diferente sobre as origens da aprendizagem e as dificuldades de comportamento. Porém, na prática, observa-se que as escolas e classes especializadas são mais efetivas no processo de aprendizagem, pois a convivência com outras crianças com deficiência torna o ambiente mais acolhedor, prazeroso e propício ao aprendizado. A respeito dessas asserções na perspectiva da educação inclusiva, assinale a opção correta.

I. O objetivo de tal reforma é garantir o acesso e a participação de todas as crianças em todas as oportunidades oferecidas pela escola e impedir a segregação e o isolamento. Essa política foi planejada para beneficiar todos os alunos, incluindo aqueles pertencentes a minorias linguísticas e étnicas, aqueles com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, aqueles que se ausentam constantemente das aulas e aqueles que estão sob o risco de exclusão.
II. Esse conceito de inclusão envolve um repensar radical da política e da prática e reflete um jeito de pensar fundamentalmente diferente sobre as origens da aprendizagem e as dificuldades de comportamento. Porém, na prática, observa-se que as escolas e classes especializadas são mais efetivas no processo de aprendizagem, pois a convivência com outras crianças com deficiência torna o ambiente mais acolhedor, prazeroso e propício ao aprendizado.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina