Buscar

A capoeira é uma das principais práticas corporais brasileiras, tem um rico histórico cultural, étnico e social, sendo a roda de capoeira considera...

A capoeira é uma das principais práticas corporais brasileiras, tem um rico histórico cultural, étnico e social, sendo a roda de capoeira considerada bem cultural pelo IPHAN (2008) e Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO (2014).

Você está participando de um projeto multidisciplinar em sua escola sobre a valorização da cultura brasileira. Veja um pouco mais sobre esse projeto:

AULA DE CAPOEIRA Nascida no longinquo século XVI, a capoeira se difundiu entre escravos e refugiados de quilombos. Com o passar dos séculos, a capoeira foi ganhando espaço, e hoje faz parte de muitos currículos escolares e é um forte aliado de professores no desenvolvimento da cooperação, musicalidade e controle motor. Os professores de sua escola trabalharam, então, em um projeto conjunto sobre a cultura brasileira. A capoeira é um dos temas e não será tratado somente na educação física. Outros professores darão apoio trabalhando sobre sua história, origem, música, linguagem, etc. Você ficará com a parte prática. Trabalhará, além dos movimentos, com os elementos que a prática em si pode desenvolver nos alunos.

Diante disso, elabore um plano de aula para crianças com a faixa etária, entre 7 (Sete) e 9 (nove) anos.

O plano de aula deve conter:

1. Conteúdo da aula:

2. Objetivos:

a) Objetivo conceitual

b) Objetivo atitudinal

c) Objetivo procedimental

3. Aquecimento/Parte inicial:

4. Parte Principal:

a) Atividade 1

b) Atividade 2

5. Volta à calma/Parte final:

6. Materiais utilizados:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Plano de aula de capoeira para crianças de 7 a 9 anos: 1. Conteúdo da aula: Introdução à capoeira, seus movimentos básicos e sua importância cultural. 2. Objetivos: a) Objetivo conceitual: Compreender a história e a cultura da capoeira. b) Objetivo atitudinal: Desenvolver o respeito e a cooperação entre os alunos. c) Objetivo procedimental: Aprender os movimentos básicos da capoeira. 3. Aquecimento/Parte inicial: Alongamento e exercícios de coordenação motora. 4. Parte Principal: a) Atividade 1: Aprender os movimentos básicos da capoeira, como a ginga, a esquiva e o martelo. b) Atividade 2: Praticar a capoeira em duplas, com movimentos básicos e pequenas sequências. 5. Volta à calma/Parte final: Relaxamento e alongamento. 6. Materiais utilizados: Roupas confortáveis, música de capoeira e um espaço amplo e seguro para a prática.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais