Buscar

Se um paciente considera aceitável um risco de até 35% de chances de que ocorra algum dos efeitos colaterais durante o tratamento, qual é o maior n...

Se um paciente considera aceitável um risco de até 35% de chances de que ocorra algum dos efeitos colaterais durante o tratamento, qual é o maior número admissível de doses para esse paciente?

O medicamento combate um tipo de câncer em estágios avançados.
A cada dose administrada há uma chance de 10% de que o paciente sofra algum dos efeitos colaterais observados no estudo.
O médico oferece tratamentos compostos por 3, 4, 6, 8 ou 10 doses do medicamento, de acordo com o risco que o paciente pretende assumir.
a) 3 doses.
b) 4 doses.
c) 6 doses.
d) 8 doses.
e) 10 doses.

Essa pergunta também está no material:

7 ESTATISTICA E PROBABILIDADE
32 pág.

Cálculo I Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular o maior número admissível de doses para o paciente, precisamos encontrar o número de doses que resulta em um risco de efeitos colaterais menor ou igual a 35%. A probabilidade de um paciente sofrer efeitos colaterais após uma dose é de 10%. Portanto, a probabilidade de não sofrer efeitos colaterais após uma dose é de 90% (100% - 10%). Para calcular a probabilidade de não sofrer efeitos colaterais após várias doses, precisamos multiplicar as probabilidades de não sofrer efeitos colaterais de cada dose. Por exemplo, a probabilidade de não sofrer efeitos colaterais após duas doses é de 90% x 90% = 81%. Podemos usar essa fórmula para calcular a probabilidade de não sofrer efeitos colaterais após qualquer número de doses: Probabilidade de não sofrer efeitos colaterais = (0,9) ^ número de doses Agora, precisamos encontrar o número de doses que resulta em uma probabilidade de não sofrer efeitos colaterais menor ou igual a 35%. Podemos fazer isso resolvendo a seguinte equação: (0,9) ^ número de doses ≤ 0,35 Usando logaritmos, podemos isolar o número de doses: Número de doses ≤ log (0,35) / log (0,9) ≈ 4,5 Portanto, o maior número admissível de doses para o paciente é 4 doses, que é a alternativa B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais