Logo Passei Direto
Buscar
A avaliação do estado nutricional por meio de indicadores bioquímicos inclui a medida de um nutriente ou de seu metabólito, principalmente no sangue e na urina. Sobre a utilização do índice creatinina-altura (ICA) para avaliação do estado nutricional de um paciente grave, com redução do débito urinário, assinale a alternativa CORRETA.

A avaliação do ICA é limitada, tendo em vista que a excreção urinária de creatinina pode ser influenciada pela instabilidade do paciente.
Muitas variáveis podem interferir na creatinina excretada na urina, portanto, sua dosagem não se aplicaria neste momento para definição do estado nutricional do paciente.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A avaliação do índice creatinina-altura (ICA) realmente pode ser limitada em pacientes graves com redução do débito urinário. Isso ocorre porque a excreção urinária de creatinina pode ser afetada por várias condições clínicas, como a instabilidade do paciente, que pode levar a resultados que não refletem com precisão o estado nutricional. Portanto, a alternativa correta é que a dosagem da creatinina excretada na urina pode não ser aplicável para definir o estado nutricional do paciente nesse contexto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A avaliação do ICA é limitada, tendo em vista que a excreção urinária de creatinina pode ser influenciada pela instabilidade do paciente."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Na triagem nutricional, é muito importante avaliar o colesterol e suas frações, pois alterações nos lipídeos plasmáticos estão associadas a muitas doenças. Sobre estes indicadores, assinale a alternativa CORRETA.

É reconhecida a relação do consumo dietético sobre os lipídeos plasmáticos. O consumo aumentado de colesterol, carboidratos, ácidos graxos saturados, ácidos graxos trans e excesso de calorias está associado com o aumento nos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos.
Por essa razão, mudanças no estilo de vida, como modificações da dieta, perda de peso e realização de atividades físicas, são indicadas como abordagem terapêutica nas dislipidemias.
A dosagem do colesterol e suas frações não é um indicador importante na triagem nutricional.
As alterações nos lipídeos plasmáticos não estão associadas a doenças.

Mais conteúdos dessa disciplina