Buscar

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos sobre o gênero literário “evangelho”, é corr...

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos sobre o gênero literário “evangelho”, é correto afirmar que: A A Bíblia traz também na lista de livros canônicos outras versões dos textos evangélicos chamados apócrifos. B O evangelista Marcos usou o texto de Mateus como fonte de sua obra, modificando, quando necessário, as informações da tradição. C Os textos apresentados na Bíblia chamados de evangelhos, e que narram a vida de Jesus de Nazaré, são três e foram construídos independentemente da tradição cristã. D Marcos foi o primeiro a escrever uma narrativa histórico-teológica sobre Jesus de Nazaré, inaugurando o gênero evangelho. E Entre os sinóticos, Lucas foi o primeiro a construir uma narrativa que apresenta a história-teológica de Jesus Cristo.

💡 2 Respostas

User badge image

Ingrid Porto

Alternativa correta seria letra

D Marcos foi o primeiro a escrever uma narrativa histórico-teológica sobre Jesus de Nazaré, inaugurando o gênero evangelho.

Marcos foi o primeiro a escrever uma narrativa a respeito da história de Jesus, inaugurando o “gênero evangelho” (livro-base, p. 44, 60).

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: O evangelista Marcos usou o texto de Mateus como fonte de sua obra, modificando, quando necessário, as informações da tradição. Essa afirmação é verdadeira e é uma das teorias que explicam a relação entre os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), que apresentam muitas semelhanças em seus relatos sobre a vida de Jesus. A teoria da prioridade de Marcos sugere que o evangelista Marcos teria sido o primeiro a escrever seu evangelho, utilizando como fonte o evangelho de Mateus e outras tradições orais, e que Mateus e Lucas teriam se baseado em Marcos para escrever seus próprios evangelhos.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais