Buscar

Analise as afirmacoes: I   – Essa característica em que o signo se estabelece por convenção é chamada de imutabilidade. II – Não existe nada que li...

Analise as afirmacoes: I   – Essa característica em que o signo se estabelece por convenção é chamada de imutabilidade. II – Não existe nada que ligue definitivamente a palavra (ou imagem acústica) “cadeira” às cadeiras que existem na vida real. Poderíamos dar o nome de “vaneira”, e isso não mudaria a cadeira na realidade. Por isso a relação à arbitrária. III – Não são apenas os idiomas formais que convencionam determinados signos, esses significados vão surgindo da prática coletiva. IV – O sentido da arbitrariedade do signo é que o seu significado é definido por um árbitro e precisa ser respeitado. Assinale a alternativa correta:
Essa característica em que o signo se estabelece por convenção é chamada de imutabilidade.
Não existe nada que ligue definitivamente a palavra (ou imagem acústica) “cadeira” às cadeiras que existem na vida real. Poderíamos dar o nome de “vaneira”, e isso não mudaria a cadeira na realidade. Por isso a relação à arbitrária.
Não são apenas os idiomas formais que convencionam determinados signos, esses significados vão surgindo da prática coletiva.
O sentido da arbitrariedade do signo é que o seu significado é definido por um árbitro e precisa ser respeitado.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas I e II estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

semiotica - ATIVIDADE DE ESTUDO 02 - 100
10 pág.

Semiótica Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) Apenas I e II estão corretas. A afirmativa I está correta, pois a imutabilidade é uma das características do signo linguístico, que é estabelecido por convenção social e não pode ser alterado individualmente. A afirmativa II também está correta, pois a relação entre o signo linguístico e o objeto que ele representa é arbitrária, ou seja, não há uma relação natural entre a palavra "cadeira" e o objeto que ela representa, podendo ser substituída por outra palavra sem alterar a realidade do objeto. As afirmativas III e IV estão incorretas, pois a prática coletiva não é a única responsável pela convenção dos signos, e o árbitro não é quem define o significado dos signos, mas sim a convenção social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina