Buscar

DESAFIO fisioterapia ortopedia I ?

Muitos são os sintomas que podem surgir de um distúrbio osteomuscular, mas a dor é um dos principais motivos que levam um indivíduo a procurar ajuda profissional.

Você trabalha em uma clínica de fisioterapia e recebe o seguinte paciente: Jorge, 36 anos, analista de sistemas de uma multinacional. Ele relata a você ter consultado um ortopedista que o encaminhou à fisioterapia para alívio de dores intensas causadas por uma hipercifose torácica.

Diante do exposto, responda as questões: a) Focando na coluna torácica do paciente, quais seriam os principais itens a serem observados na avaliação física estática e dinâmica? b) Além da hipercifose, outras alterações da coluna vertebral podem ser identificadas a partir da avaliação física. Cite o nome de um teste funcional capaz de auxiliar o diagnóstico de alterações na coluna vertebral e, com suas palavras, explique como é executado. c) Identifique três situações do ambiente de trabalho do paciente que podem contribuir para o quadro de dor apresentado e relacione cada item identificado com possíveis orientações que você pode passar para ele

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Na avaliação física estática e dinâmica da coluna torácica do paciente, é importante observar a postura, a simetria dos ombros e das escápulas, a mobilidade da coluna vertebral, a presença de escoliose, lordose ou cifose, a presença de dor à palpação e a presença de pontos gatilhos. b) Um teste funcional capaz de auxiliar o diagnóstico de alterações na coluna vertebral é o teste de Schober. Ele é executado com o paciente em pé, marcando-se um ponto 10 cm acima e outro 5 cm abaixo da linha da espinha ilíaca posterior superior. Em seguida, o paciente é solicitado a realizar uma flexão máxima da coluna vertebral e os pontos são novamente marcados. A distância entre os pontos marcados deve aumentar em pelo menos 5 cm para que o teste seja considerado normal. c) Algumas situações do ambiente de trabalho do paciente que podem contribuir para o quadro de dor apresentado são: postura inadequada durante o trabalho, uso prolongado de computador e cadeira inadequada. Algumas orientações que podem ser passadas para o paciente são: manter a postura correta durante o trabalho, fazer pausas regulares para alongar e descansar, ajustar a altura da cadeira e do monitor do computador para uma posição ergonômica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais