Buscar

Por volta da década de 1970, a Psicologia do Esporte ganhou novo ânimo por conta dos eventos relacionados à pesquisa, como também pela organização ...

Por volta da década de 1970, a Psicologia do Esporte ganhou novo ânimo por conta dos eventos relacionados à pesquisa, como também pela organização institucional da área. Este foi o início do período no Brasil, com estudos voltados para a personalidade e instrumentos psicológicos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a história da psicologia do esporte, sabe-se que a primeira instituição com foco em trabalhar a Psicologia do Esporte foi: NASPSPA – Sociedade Americana para a Psicologia do Esporte. SOBRAPE – Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte. CFP – Conselho Federal de Psicologia. ISSP – Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte. ABRAPESP – Associação Brasileira de Psicologia do Esporte.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A primeira instituição com foco em trabalhar a Psicologia do Esporte foi a NASPSPA - Sociedade Americana para a Psicologia do Esporte.

1
Dislike1
User badge image

Lane Nasc

A resposta correta é Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE).

Explicação: No Brasil, a Psicologia do Esporte inicia na década de 50, quando o psicólogo João Carvalhes realizou um trabalho no São Paulo Futebol Clube (Rubio, 2000; Rubio, 2007). Em 1976, a psicologia passou a ser ampliada para outras modalidades esportivas. Em 1979, ocorre um grande marco para a área que foi a fundação da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, da Atividade Física e da Recreação (SOBRAPE). A expansão da Psicologia do Esporte no Brasil ocorreu na década de 90, com o aumento considerável de publicações sobre o tema de profissionais que atuam na área e com a inclusão da Psicologia do Esporte na grade curricular de alguns cursos de Psicologia (Rubio, 2000).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais