Buscar

Quanto às contribuições do feminismo negro, assinale a alternativa correta. a) Durante muito tempo, as feministas excluíram as mulheres negras. Qua...

Quanto às contribuições do feminismo negro, assinale a alternativa correta.
a) Durante muito tempo, as feministas excluíram as mulheres negras. Quando reconheciam o racismo, colocava-as como objeto das próprias reflexões, e não como agentes sociais. Por isso, para Bell Hooks e muitas outras feministas negras, o feminismo é um movimento estéreo a ser combatido em sua existência.
b) Bell Hooks propõe um feminismo negro interseccional, que se caracteriza por análises que considere os marcadores sociais de gênero, cor e condição social.
c) O feminismo negro se opõe aos demais feminismos na medida em que os alinhamentos interpretativos se voltam à raça, passando a ser o único aspecto mobilizador do movimento social e teórico.
d) O feminismo negro diferencia-se dos demais feminismos, uma vez que reconhece que as desigualdades estão associadas apenas à cor e às condições econômicas.
e) O fato de Bell Hooks ser feminista não se confunde com oposição ao capitalismo, ao classismo e ao racismo, já que o movimento feminista caracteriza-se exclusivamente pela luta por igualdade de gênero.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO - Bloco 7 - Diversidade e Inclusão na Sociedade para Concurso Nacional Unificado - 2024
171 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) Bell Hooks propõe um feminismo negro interseccional, que se caracteriza por análises que considere os marcadores sociais de gênero, cor e condição social. O feminismo negro é um movimento que busca combater a opressão sofrida pelas mulheres negras, que muitas vezes são excluídas e invisibilizadas dentro do próprio movimento feminista. A interseccionalidade é uma abordagem que considera as múltiplas formas de opressão que as mulheres negras enfrentam, como o racismo, o sexismo e a desigualdade social, e busca integrar essas questões em uma luta comum por igualdade e justiça social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais