Buscar

Questão 6/10 - O Pensamento Histórico do Século XIX Considere o seguinte extrato de texto: “Cada etapa da evolução social, cada sistematização da d...

Questão 6/10 - O Pensamento Histórico do Século XIX
Considere o seguinte extrato de texto:
“Cada etapa da evolução social, cada sistematização da desigualdade e da exploração tiveram sua própria [...] racionalização da ordem estabelecida e assentaram-se em uma visão histórica adequada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História. Análise do Passado e Projeto Social. Bauru: EDUSC, 1998. p.10.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Uma História do Pensamento Histórico do século XIX sobre a forma como o historiador catalão Josep Fontana vê a História, assinale a alternativa que expressa corretamente o conceito explicado na citação:
A Visão de mundo.
B História.
C Projeto de futuro.
D Economia Política
E Análise do passado.

Essa pergunta também está no material:

O Pensamento Histórico do Século XIX APOL1
6 pág.

História Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "E Análise do passado". A citação se refere à ideia de que cada etapa da evolução social e da sistematização da desigualdade e exploração teve sua própria racionalização da ordem estabelecida e se baseou em uma visão histórica adequada. Portanto, a análise do passado é fundamental para entender como a sociedade chegou ao ponto em que está hoje.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais