Buscar

Numa reclamação trabalhista movida em litisconsórcio passivo, o autor e a empresa reclamada “X” (sociedade de economia mista) foram vencidos recipr...

Numa reclamação trabalhista movida em litisconsórcio passivo, o autor e a empresa reclamada “X” (sociedade de economia mista) foram vencidos reciprocamente em alguns pedidos, tendo ambos se quedado inertes no prazo recursal. Porém, a empresa reclamada “Y” (pessoa jurídica de direito privado), vencida também em relação a alguns pedidos na referida ação trabalhista, interpôs recurso ordinário, com observância dos pressupostos legais de admissibilidade, tendo inclusive efetuado o preparo. Em seguida, o Juiz do Trabalho notificou o autor para oferecer suas razões de contrariedade, em igual prazo ao que teve o recorrente. Considerando os fatos narrados acima, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir.
A) Analise a possibilidade de o autor recorrer, ou não, dos pedidos em que foi vencido, e de que maneira isso se daria, se possível for. (Valor: 0,65)
B) Caso ambas as empresas tivessem recorrido ordinariamente, e tendo a empresa “Y” requerido sua exclusão da lide, analise e justifique quanto à necessidade, ou não, de a reclamada “X” efetuar preparo. (Valor: 0,60)
Resposta: Percebe-se que somente a empresa recorreu. Como o juiz notificou o autor para oferecer contrarrazões, dentro do prazo de 8 dias, conforme previsto no art. 900, da CLT, o autor poderá interpor recurso ordinário adesivo, nos termos da Súmula 283, do TST c/c art. 997, §§ 1º e 2º do CPC.
Resposta: A empresa “X”, por ser sociedade de economia mista, estará obrigada a efetuar o preparo, pois não é dele isento, não estando inserida na exceção prevista no § 10, do art. 899, da CLT. Além disso, a súmula 170, do TST prevê que os privilégios e isenções no foro da justiça do trabalho não abrange as sociedades de economia mista.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO FELIX NOVO
162 pág.

Processo do Trabalho II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) O autor da reclamação trabalhista movida em litisconsórcio passivo pode interpor recurso ordinário adesivo nos pedidos em que foi vencido, dentro do prazo de 8 dias, conforme previsto no art. 900 da CLT, desde que a empresa reclamada "Y" tenha interposto recurso ordinário. O recurso ordinário adesivo é um recurso que o autor pode interpor para impugnar decisões desfavoráveis que não tenham sido objeto de recurso pela parte contrária. B) Se ambas as empresas tivessem recorrido ordinariamente e a empresa "Y" tivesse requerido sua exclusão da lide, a reclamada "X" estaria obrigada a efetuar o preparo, pois não está isenta, não estando inserida na exceção prevista no § 10 do art. 899 da CLT. A súmula 170 do TST prevê que os privilégios e isenções no foro da justiça do trabalho não abrangem as sociedades de economia mista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais