Buscar

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras — V — ou falsas — F —, de forma que um julgamento exclui o outro, e são simboliza...

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras — V — ou falsas — F —, de forma que um julgamento exclui o outro, e são simbolizadas por letras maiúsculas, como P, Q, R etc. Novas proposições podem ser construídas usando-se símbolos lógicos. Uma expressão da forma P → Q é uma proposição cuja leitura é “se P, então Q” e terá valor lógico F quando P for V e Q for F; caso contrário, será sempre V. Uma expressão da forma P ∨​ Q é uma proposição que se lê: “P ou Q”, e será F quando P e Q forem F; caso contrário, será sempre V. Uma expressão da forma P ∧ Q, que se lê “P e Q”, será V quando P e Q forem V; caso contrário, será sempre F. Uma expressão da forma P ↔ Q, que se lê “P, se e somente se Q” será V quando P e Q tiverem o mesmo valor lógico, caso contrário, será sempre F. A forma ¬P simboliza a negação de P e tem valores lógicos contrários aos de P.
116. A proposição “Se todo diretor é excêntrico e algum excêntrico é mau ator, então algum diretor é mau ator” é logicamente equivalente à proposição “Algum diretor não é excêntrico ou todo excêntrico é bom ator ou algum diretor é mau ator”.
117. A proposição ¬{P ∨ Q → (¬R)} é logicamente equivalente à proposição {(¬P) ∧ (¬Q)} → R.
118. A proposição (P ∨ Q) ↔ ((¬P) ∧ Q) tem somente o valor lógico V, independentemente dos valores lógicos de P e Q.
119. A negação da proposição “Todo ator sabe cantar e dançar” é equivalente a “Existe ator que não sabe cantar ou que não sabe dançar”.

Essa pergunta também está no material:

E book 1.000 Questes estiloCESPE
87 pág.

Concursos Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

116. Verdadeiro. A proposição "Se todo diretor é excêntrico e algum excêntrico é mau ator, então algum diretor é mau ator" pode ser reescrita como "Para todo diretor, se ele é excêntrico e algum excêntrico é mau ator, então ele é mau ator". Usando a lógica proposicional, podemos simbolizar essa proposição como (D ∧ E ∧ M) → M, onde D representa "diretor", E representa "excêntrico" e M representa "mau ator". A proposição "Algum diretor não é excêntrico ou todo excêntrico é bom ator ou algum diretor é mau ator" pode ser simbolizada como (¬E ∨ B ∨ M). Podemos mostrar que as duas proposições são logicamente equivalentes usando tabelas verdade. 117. Verdadeiro. A proposição ¬{P ∨ Q → (¬R)} pode ser reescrita como P ∧ Q ∧ R. A proposição {(¬P) ∧ (¬Q)} → R pode ser reescrita como (P ∨ Q ∨ R). Podemos mostrar que as duas proposições são logicamente equivalentes usando tabelas verdade. 118. Falso. A proposição (P ∨ Q) ↔ ((¬P) ∧ Q) pode ser reescrita como (P ↔ ¬Q). Podemos mostrar que essa proposição tem o valor lógico V apenas quando P e Q têm o mesmo valor lógico. Quando P é V e Q é F, a proposição é F. Quando P é F e Q é V, a proposição é F. Quando P e Q são V, a proposição é V. Quando P e Q são F, a proposição é V. 119. Falso. A negação da proposição "Todo ator sabe cantar e dançar" é "Existe ator que não sabe cantar e não sabe dançar". A proposição "Existe ator que não sabe cantar ou que não sabe dançar" é diferente da negação da proposição original.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina