Buscar

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que (A) na frase “Hoje porém ...

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
(A) na frase “Hoje porém posso dizer que falo o húngaro com perfeição”, é proibido que a conjunção destacada seja isolada por vírgulas.
(B) na frase “Nos ambientes que freqüento”, o pronome relativo destacado deveria ter sido antecedido pela preposição “em”.
(C) a frase “roçou com a ponta dos dedos meus lábios trêmulos” estará inadequada gramaticalmente e fugirá ao sentido do texto original, se for reescrita da seguinte maneira: “roçou-me os lábios trêmulos com a ponta dos dedos”.
(D) as frases “comendo em sua mão” e “sempre me negará a última migalha”, podem ser entendidas, respectivamente, como “dependendo das lições dela” e “sempre me negará uma explicação definitiva”.
(E) no trecho “sempre me negará a última migalha. Ainda assim, volta e meia lhe pergunto”, os pronomes destacados não exercem a mesma função sintática.
A) I e II.
B) II e III.
C) III.
D) II.
E) I e III.

Essa pergunta também está no material:

14
15 pág.

Administração Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e II. (A) Na frase “Hoje porém posso dizer que falo o húngaro com perfeição”, é proibido que a conjunção destacada seja isolada por vírgulas. Essa afirmação está correta, pois a conjunção "porém" não deve ser isolada por vírgulas, já que ela não é uma conjunção coordenativa explicativa. (B) Na frase “Nos ambientes que frequento”, o pronome relativo destacado deveria ter sido antecedido pela preposição “em”. Essa afirmação está incorreta, pois o pronome relativo "que" não precisa ser antecedido pela preposição "em". (C) A frase “roçou com a ponta dos dedos meus lábios trêmulos” estará inadequada gramaticalmente e fugirá ao sentido do texto original, se for reescrita da seguinte maneira: “roçou-me os lábios trêmulos com a ponta dos dedos”. Essa afirmação está incorreta, pois a frase reescrita mantém o mesmo sentido e está gramaticalmente correta. (D) As frases “comendo em sua mão” e “sempre me negará a última migalha”, podem ser entendidas, respectivamente, como “dependendo das lições dela” e “sempre me negará uma explicação definitiva”. Essa afirmação está incorreta, pois as frases não têm esses significados. (E) No trecho “sempre me negará a última migalha. Ainda assim, volta e meia lhe pergunto”, os pronomes destacados não exercem a mesma função sintática. Essa afirmação está correta, pois o pronome "me" na primeira frase é objeto direto e na segunda frase é sujeito.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina