Buscar

Um dos grandes desafios de Freud no início de seus estudos foi tratar dos conceitos de neurose, psicose e perversão. Sobre as neuroses e psicoses, ...

Um dos grandes desafios de Freud no início de seus estudos foi tratar dos conceitos de neurose, psicose e perversão. Sobre as neuroses e psicoses, o que podemos dizer nessa época?
Freud não tinha clara a diferenciação entre neurose e psicose no início de seus trabalhos, sendo que essa diferenciação foi feita somente a partir dos sintomas e caráter do ego.
Freud diferenciava claramente neurose e psicose, sendo que no período pré-psicanalítico ele tratava as psicoses e as perversões como pertencentes a um mesmo sistema de conflito.
Freud já tinha claro o sistema de funcionamento das neuroses e das psicoses, pois muitos de seus trabalhos sobre a histeria lhe permitiram conceituar a noção de loucura dentro do sistema psicanalítico.
Freud ainda não tinha uma diferenciação clara nem entre psicose e neurose, nem entre essas constituições e a perversão, pois o indivíduo, enquanto perverso-polimorfo, poderia trazer qualquer uma dessas características.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO CLINICA EM FREUD
6 pág.

Freud Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No início de seus estudos, Freud não tinha clara a diferenciação entre neurose e psicose, sendo que essa diferenciação foi feita somente a partir dos sintomas e caráter do ego. Ele tratava as psicoses e as perversões como pertencentes a um mesmo sistema de conflito. Com o tempo, muitos de seus trabalhos sobre a histeria lhe permitiram conceituar a noção de loucura dentro do sistema psicanalítico. No entanto, Freud ainda não tinha uma diferenciação clara nem entre psicose e neurose, nem entre essas constituições e a perversão, pois o indivíduo, enquanto perverso-polimorfo, poderia trazer qualquer uma dessas características.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais