Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
4. (FEIUC1964) Determinar o volume do octaedro cujos vértices são os pontos médios das faces do paralelepípedo reto-retângulo de dimensões , ,a b c .

User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar o volume do octaedro cujos vértices são os pontos médios das faces do paralelepípedo reto-retângulo de dimensões a, b e c, podemos utilizar a seguinte fórmula: V = (a * b * c) / 3 Onde "V" é o volume do paralelepípedo. Em seguida, podemos calcular a diagonal do paralelepípedo utilizando o teorema de Pitágoras: d² = a² + b² + c² d = √(a² + b² + c²) Com a diagonal do paralelepípedo, podemos calcular o comprimento da diagonal do octaedro, que é dado por: D = √2 * d Por fim, o volume do octaedro é dado por: V_octaedro = (sqrt(2) / 3) * D³ Substituindo o valor de "D" na fórmula acima, temos: V_octaedro = (sqrt(2) / 3) * (√2 * √(a² + b² + c²))³ Simplificando, temos: V_octaedro = (sqrt(2) / 3) * 2 * (a² + b² + c²) * √(a² + b² + c²) Portanto, o volume do octaedro é (sqrt(2) / 3) * 2 * (a² + b² + c²) * √(a² + b² + c²).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5. Determine o volume do sólido que se obtém ligando os centros das faces de um octaedro regular.

6. Indique que tipo de região é a secção determinada no octaedro regular PABCDL, por um plano que contem os pontos médios das arestas PC, AD e LC.

8. Em um octaedro regular L-ABCD-S , tomam-se os pontos K e E em BL e SD respectivamente, tal que KE contem o centro O do octaedro, SE=2KB e a área da região triangular EOD é 3. Calcule o volume do octaedro.

10. (EESCUSP1955) Dado um tetraedro regular, estudar o poliedro P que tem como vértice os pontos médios das arestas do tetraedro. Se � é o lado do tetraedro, calcular a área total e o volume de P.

Mais conteúdos dessa disciplina