Logo Passei Direto
Buscar
[Laboratório Virtual - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais] Existe uma área dos estudos gramaticais dedicada a analisar e classificar as palavras de acordo com as suas características morfológicas, ou seja, com base em sua estrutura e forma. Estamos falando das classes de palavras ou classes gramaticais. Tendo isso em vista, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na Libras (Língua Brasileira de Sinais) e na língua portuguesa, as classes de palavras desempenham funções semelhantes na estrutura linguística.
PORQUE
II. Ambas as línguas podem compartilhar certas categorias gramaticais, como substantivos, verbos, adjetivos e advérbios, que são essenciais para a construção de mensagens significativas, apesar das diferenças na modalidade de expressão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Portuguesando

há 2 anos

User badge image
Portuguesando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as asserções: I. Na Libras (Língua Brasileira de Sinais) e na língua portuguesa, as classes de palavras desempenham funções semelhantes na estrutura linguística. Essa asserção é verdadeira, pois ambas as línguas utilizam classes de palavras para estruturar a comunicação, embora a forma de expressão seja diferente. II. Ambas as línguas podem compartilhar certas categorias gramaticais, como substantivos, verbos, adjetivos e advérbios, que são essenciais para a construção de mensagens significativas, apesar das diferenças na modalidade de expressão. Essa asserção também é verdadeira, pois tanto a Língua Portuguesa quanto a Libras possuem categorias gramaticais que desempenham papéis semelhantes na construção de significados. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção II justifica a I, pois explica que, apesar das diferenças na modalidade de expressão, as classes de palavras em ambas as línguas têm funções semelhantes. Portanto, a opção correta é: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. As classes de palavras são importantes para a estruturação da linguagem tanto na Língua Portuguesa quanto na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ambas as línguas compartilham algumas categorias gramaticais, como substantivos, verbos, adjetivos e advérbios, que são essenciais para a construção de mensagens significativas, apesar das diferenças na modalidade de expressão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no tipo do texto injuntivo, analise as sentenças a seguir:
I- No texto injuntivo, objetiva-se dizer a ação requerida, desejada, é dizer o que e/ou como fazer e assim incitar o interlocutor à realização da situação.
II- São exemplos de textos injuntivos: mensagem religiosa-doutrinária, instruções, manuais de uso e/ou montagem de aparelhos e outros, receitas de cozinha etc.
III- É o tipo de texto que é construído a partir de um parágrafo inicial e objetivo, mas que apresenta a ideia central do texto, fazendo uso de argumentos verdadeiros.
IV- Nesse tipo de texto, usam-se muitos verbos no imperativo e no infinitivo. Como mostra o exemplo da receita, é preciso seguir uma instrução para ter sucesso.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Conforme Pilastri (2019, p. 6-7), “não procuro, nesse caso, formar a opinião de meu leitor; ao contrário, deixo-o em inteira liberdade de se decidir por se filiar a determinado partido”. Conforme o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O texto dissertativo expositivo tem um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir de opiniões, dados, levantamentos, estatísticas, fatos.
( ) Pode se dizer que é o texto que mais usamos no nosso dia a dia.
( ) É o mais recorrente em processos, concursos públicos, dissertações, teses, avaliações, artigos, editoriais, resenha crítica, memoriais, carta de apresentação etc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - F.

Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.
A A coerência estabelece uma dependência de fatores, o texto precisa ter uma relação lógica. Sem que que as ideias que se contradigam.
B O fato é que a coerência se estabelece na dependência de uma multiplicidade de fatores. Mesmo assim o texto não precisa ter uma relação lógica.
C A coerência se estabelece na dependência de uma multiplicidade de fatores. E o texto perpassa por ideias que se contradizem.
D Na coerência existe uma dependência entre as palavras, e não se segue uma relação lógica.

A partir dos estudos linguísticos, entendemos como a coerência textual se torna importante para a construção e entendimento de um texto. Nesse contexto, existem alguns tipos de coerência que contribuem para a construção de um bom texto. Com base nos tipos de coerência, assinale a alternativa CORRETA:

A Coerência estilística, Coerência adjetiva, Coerência semântica, Coerência verdadeira, Coerência temática e a Coerência coloquial.
B Coerência formal, Coerência sintática, Coerência gestual, Coerência genérica, Coerência temática e a Coerência informal.
C Coerência pronominal, Coerência sintática, Coerência verbal, Coerência substantiva, Coerência emblemática e a Coerência pragmática.
D Coerência estilística, Coerência sintática, Coerência semântica, Coerência genérica, Coerência temática e a Coerência pragmática.

Mais conteúdos dessa disciplina