Logo Passei Direto
Buscar
(UNICAMP 2020) O fóssil de um vertebrado quadrúpede, Peregocetus pacificus, foi descoberto na costa do Peru. O animal deve ter vivido há aproximadamente 42 milhões de anos. A descoberta fornece novas informações sobre como os ancestrais das baleias fizeram a transição da terra para o mar. Especialistas notaram que os pés com cascos e a forma das pernas permitiam suportar o peso do animal, que apresentava uma grande cauda, indicando um estilo de vida semiaquático. Defina evolução divergente. Considerando as imagens e as informações apresentadas, explique por que podemos considerar o caso como um exemplo de evolução divergente.

User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A evolução divergente é o processo pelo qual duas ou mais espécies que compartilham um ancestral comum se tornam cada vez mais diferentes ao longo do tempo, geralmente em resposta a diferentes pressões ambientais. No caso do Peregocetus pacificus, podemos considerá-lo um exemplo de evolução divergente porque ele representa um estágio na transição dos ancestrais terrestres das baleias para um estilo de vida aquático. Enquanto os ancestrais das baleias eram quadrúpedes adaptados à vida na terra, o Peregocetus exibe características que indicam uma adaptação ao ambiente aquático, como a cauda e a forma das pernas. Isso demonstra como, a partir de um ancestral comum, diferentes adaptações evolutivas surgiram em resposta a novos habitats e modos de vida, resultando em espécies distintas ao longo do tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Evolução divergente é um processo evolutivo em que uma espécie ancestral se divide em duas ou mais espécies diferentes, que se adaptam a diferentes ambientes ecológicos. No caso do Peregocetus pacificus, podemos considerar um exemplo de evolução divergente, pois ele é um ancestral das baleias, que evoluíram para viver exclusivamente no ambiente aquático, enquanto o Peregocetus pacificus apresentava características semiaquáticas, indicando que ele ainda não havia feito a transição completa para o ambiente marinho. Isso sugere que, ao longo do tempo, a linhagem ancestral das baleias se dividiu em diferentes espécies, cada uma se adaptando a diferentes condições ambientais, resultando em uma evolução divergente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina