Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
6) (UEL 2017) De acordo com vários estudos recentes sobre a vivência do racismo, a descoberta da discriminação racial, baseada em alguns aspectos físicos (como a coloração da pele e o cabelo encaracolado, por exemplo), acontece ainda na infância para muitas crianças negras, que primeiro percebem a negritude como algo ruim, a ser escondida. No entanto, desde os anos 1960, vários movimentos sociais, entre eles o movimento negro e os movimentos contraculturais, vêm contestando duramente os padrões impostos socialmente como modelos únicos de beleza, cultura e religiosidade, por exemplo. Em um movimento crescente, que remete a uma luta histórica do povo negro em países de todo o continente americano, aos poucos a negritude tem começado a ser concebida como algo positivo, uma herança a ser cultivada e valorizada. Entendendo que tanto as estruturas racistas das sociedades quanto os atuais movimentos em prol da valorização da cultura negra são fruto de processos sociais e disputas políticas, responda aos itens a seguir.

a) A despeito das diferenças culturais existentes entre os países do continente americano, o racismo é um elemento presente em todos esses lugares. Por que as sociedades americanas têm um histórico de racismo tão acentuado?
b) Qual o papel dos movimentos negros e das ações afirmativas no combate ao racismo?
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) As sociedades americanas têm um histórico de racismo tão acentuado porque foram construídas a partir da exploração e opressão de povos indígenas e africanos, que foram escravizados e subjugados por séculos. Essa história de violência e desigualdade gerou estruturas sociais e culturais que perpetuam o racismo até hoje, mesmo após a abolição da escravatura e a luta por direitos civis. b) Os movimentos negros e as ações afirmativas têm um papel fundamental no combate ao racismo, pois buscam denunciar e enfrentar as estruturas de opressão e desigualdade que ainda existem na sociedade. Esses movimentos lutam por políticas públicas que garantam a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, além de promoverem a valorização da cultura e da história negra. As ações afirmativas, por sua vez, são medidas que visam corrigir as desigualdades históricas e garantir a inclusão de grupos que foram historicamente excluídos, como negros, mulheres e pessoas com deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos conhecimentos sobre Descartes e o surgimento da filosofia moderna, assinale a alternativa correta.
a) A língua vulgar, o francês, expressa de modo mais adequado o espírito da modernidade por estar livre dos preconceitos da língua dos doutos, o latim.
b) Redigir o Discurso do Método em francês teve propósito similar à tradução da bíblia para o alemão feita por Lutero:

facilitar o acesso à sacralidade do texto em língua vulgar.
c) O desencantamento do mundo, resultante da radical crítica cartesiana à tradição, teve como consequência o abandono da referência à divindade.
d) As ideias expressas por Descartes em seu Discurso do Método refletem a postura tipicamente moderna de ruptura total com o passado.
e) A razão natural inteiramente pura é um atributo inerente à natureza humana, independentemente da tradição ou da cultura à qual o humano se vincula.

No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características
a) aproximação entre inovação e saberes antigos.

A partir das informações e das relações presentes no texto, conclui-se que
d) os argumentos materialistas resgatam a metafísica platônica, favorecendo hipóteses de natureza espiritualista.

Após a leitura do texto acima, assinale a alternativa correta.
c) Ideias claras e distintas são o mesmo que ideias evidentes.

Com base na tira e no texto, sobre o cogito cartesiano, é correto afirmar:
b) A existência é manifesta pelo ato de pensar que, ao trazer à mente a imagem da coisa pensada, assegura a sua realidade.

Se a Semana de 22 representa o primeiro passo do pensamento brasileiro no século XX, as obras “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre, e “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque, representam os passos seguintes. O fato é que a proclamação da República não havia criado uma nação brasileira, com uma sociabilidade específica. Que país era o Brasil? Como era o seu povo? Quais suas peculiaridades? Já era uma República e então se via forçosamente inserido na modernidade através de um processo civilizatório complexo e comandado pelas elites.

Mais conteúdos dessa disciplina