Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Assinale o que for correto.
02) Maquiavel redefine as relações entre ética e política, não julga mais as ações políticas em função de uma hierarquia de valores dada de antemão, mas em função da necessidade dos resultados que as ações políticas devem alcançar.
04) Maquiavel faz a apologia da tirania, pois considera ser a forma mais eficiente de o príncipe manter-se no poder e garantir a segurança da ordem social e política para seus súditos.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: 02) Maquiavel redefine as relações entre ética e política, não julga mais as ações políticas em função de uma hierarquia de valores dada de antemão, mas em função da necessidade dos resultados que as ações políticas devem alcançar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é a principal obra de Nicolau Maquiavel?

a) O Príncipe
b) A Divina Comédia
c) Os Lusíadas

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Os ídolos foram classificados em quatro grupos: 1) Idola Tribus (ídolos da tribo). Ocorrem por conta das deficiências do próprio espírito humano e se revelam pela facilidade com que generalizamos com base nos casos favoráveis ou em observações imediatas. O homem, que se entende como o padrão das coisas, faz com que todas as percepções dos sentidos e da mente sejam tomadas como verdade, limitando as possibilidades de conhecimento do mundo. Tais ídolos são, portanto, inerentes à natureza humana, à própria tribo ou condição humana. 2) Idola Specus (ídolos da caverna). Resultam da educação e da pressão dos costumes, que conformam a humanidade a visões de mundo preestabelecidas. Há uma alusão à alegoria da caverna platônica, pois Bacon faz referência às correntes que nos fixam ao mundo sensível: nossas crenças, nossos valores e nossas opiniões. 3) Idola Fori (ídolos do foro - vida pública). Estes estão vinculados à linguagem e decorrem das dificuldade de comunicação e do próprio mau uso da língua; 4) Idola Theatri (ídolos do teatro - autoridade). Decorrem da irrestrita subordinação à autoridade de pensamentos e doutrinas, tal como a física aristotélica, que do ponto de vista empírico carecia de demonstração, mas que era considerada verdadeira por pressuposto de autoridade. Assim, é preciso propor uma nova forma, um novo modelo de ciência que não caia na mesma armadilha dos ídolos. O modelo para Bacon é o Método Indutivo, caracterizado pela observação dos fenômenos, por meio de experiências, para que se possa chegar a uma regularidade desses mesmos fenômenos. Com a percepção dessa regularidade, o cientista pode fazer relação entre elas até chegar a uma generalização ou a uma lei. Usando o método indutivo, a ciência estabelecerá conhecimento seguro e conquistará avanços na parte técnica. Tal conhecimento deve exercer controle sobre a natureza e é essa justamente a ideia expressa em sua famosa frase: “saber é poder”.

Mais conteúdos dessa disciplina