Buscar

5 MATERIAL E MÉTODOS 5.1 Amostra Para a realização do presente estudo foram utilizados ratos machos Wistar provenientes do Biotério da Faculdade de...

5 MATERIAL E MÉTODOS
5.1 Amostra
Para a realização do presente estudo foram utilizados ratos machos Wistar provenientes do Biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Os ratos foram mantidos no Biotério do Laboratório de Bioquímica da Atividade Motora, com temperatura controlada e ciclo claro-escuro invertido 12:12 horas. A inversão do ciclo claro-escuro foi controlada por um timer instalado na sala do biotério, o qual mantinha a luz do biotério apagada das 6:00 às 18:00 horas (ciclo ativo do animal) e acesa das 18:00 ás 6:00 horas ( ciclo inativo do animal).
Os animais foram mantidos em gaiolas plásticas, separados em grupos de 3 ou 4 animais por caixa, sendo que cada caixa só continha animais do mesmo grupo de estudo. Os animais receberam ração e água ad libitum.
Todos os procedimentos cirúrgicos e protocolos foram realizados de acordo com os Princípios Éticos de Experimentação Animal adotados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA, 1991). O projeto de pesquisa intitulado: “Efeitos do uso de esteróides anabolizantes associados ao treinamento físico de natação sobre o fluxo sangüíneo para o miocárdio de ratos normotensos” foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP (no 2006/05).
5.2 Grupos e seqüência experimental
Os animais foram separados em 4 grupos conforme o protocolo experimental:
ü Sedentário Controle (SC);
ü Sedentário tratado com esteróide anabolizante (SA);
ü Treinado controle (TC);
ü Treinado tratado com esteróide anabolizante (TA).

Essa pergunta também está no material:

Esteróides Anabolizantes e Saúde Cardiovascular
126 pág.

Farmacotécnica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado é um trecho da seção "Material e Métodos" de um estudo científico que descreve a amostra utilizada e os procedimentos experimentais realizados. Nesse caso, foram utilizados ratos machos Wistar provenientes do Biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os animais foram mantidos em gaiolas plásticas, separados em grupos de 3 ou 4 animais por caixa, sendo que cada caixa só continha animais do mesmo grupo de estudo. Os animais receberam ração e água ad libitum. Todos os procedimentos cirúrgicos e protocolos foram realizados de acordo com os Princípios Éticos de Experimentação Animal adotados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA, 1991). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP (no 2006/05). Os animais foram separados em 4 grupos conforme o protocolo experimental: Sedentário Controle (SC), Sedentário tratado com esteróide anabolizante (SA), Treinado controle (TC) e Treinado tratado com esteróide anabolizante (TA).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais