Buscar

Sobre a referenciação, assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) A referenciação é uma prática discursiva que atua sobre o material linguístic...

Sobre a referenciação, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A referenciação é uma prática discursiva que atua sobre o material linguístico, fazendo a construção e a reconstrução de objetos do discurso de modo significativo para representar estados de coisas condizentes com o projeto textual.
( ) A progressão referencial é a retomada de referentes que podem ser de ativação ancorada, com um objeto do discurso introduzido a partir de uma associação com elementos já presentes, ou não ancorada, com um objeto de discurso totalmente novo.
( ) A progressão referencial ocorre quando remetemos a referentes que foram apresentados anteriormente e também quando acrescentamos informações novas que passarão a constituir o suporte para outros conteúdos.
( ) A progressão sequencial se refere à sequenciação do texto escrito que ocorre por meios como as repetições, as paráfrases, os paralelismos e os recursos fonológicos que permitem o avanço do texto e a construção de sentido.

A F - F - F -V.
B V - V -V- V.
C F - V - V- F.
D V - F - V- V.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação da Disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
12 pág.

Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: F - V - V - F. Justificativa: - A primeira afirmativa está incorreta, pois a referenciação não atua sobre o material linguístico, mas sim sobre os objetos do discurso. Logo, é falsa. - A segunda afirmativa está correta, pois a progressão referencial pode ser ancorada ou não ancorada. Logo, é verdadeira. - A terceira afirmativa está correta, pois a progressão referencial pode ocorrer tanto quando remetemos a referentes anteriores quanto quando acrescentamos informações novas. Logo, é verdadeira. - A quarta afirmativa está incorreta, pois a progressão sequencial se refere à organização do texto, não à sequenciação do texto escrito. Logo, é falsa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais