Buscar

Lactente com oito meses, ao aspirar corpo estranho, apresenta dificuldade para respirar, cianose perioral e fácies pletóricas. Não consegue emitir ...

Lactente com oito meses, ao aspirar corpo estranho, apresenta dificuldade para respirar, cianose perioral e fácies pletóricas. Não consegue emitir sons nem choro. Nessa situação, qual a conduta mais adequada?
A) Colocar o dedo na boca da criança para tentar tirar o corpo estranho.
B) Fazer a manobra de Heimlich, ou seja, golpes no abdome até que a criança volte a respirar.
C) Realizar respiração artificial e compressões torácicas.
D) Aplicar cinco golpes nas costas e cinco compressões torácicas, repetindo essa sequência se o corpo estranho não for eliminado.

Essa pergunta também está no material:

simulado 18 3
200 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta mais adequada para o caso descrito é a alternativa C) Realizar respiração artificial e compressões torácicas. Essa é a manobra de primeiros socorros conhecida como Suporte Básico de Vida (SBV) que deve ser realizada em casos de obstrução das vias aéreas por corpo estranho em lactentes. A manobra consiste em posicionar a criança de bruços, apoiada em um dos braços, e realizar cinco compressões torácicas seguidas de uma respiração artificial. Essa sequência deve ser repetida até que o corpo estranho seja eliminado ou até que a criança volte a respirar normalmente. As outras alternativas não são indicadas para esse caso, pois podem agravar a situação e até mesmo causar lesões na criança.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando