Buscar

A doença mão-pé-boca é uma enterovirose, geralmente causada pelo coxsackie A16, sendo caracterizada pela presença de lesões vesiculares e ulceradas...

A doença mão-pé-boca é uma enterovirose, geralmente causada pelo coxsackie A16, sendo caracterizada pela presença de lesões vesiculares e ulceradas na cavidade oral (distribuídas por toda a cavidade oral), associada a lesões maculopapulares, vesiculares e/ou pustulares nas mãos, pés e nádegas. Nos enterovirus de modo geral há uma replicação inicial na faringe e no intestino, seguida de uma viremia primária que acomete fígado, baço, medula óssea e linfonodos distantes, o que pode justificar a alteração de enzimas hepáticas vista nos exames laboratoriais dessa paciente. Para revisar: a herpangina é caracterizada por febre alta, odinofagia e lesões localizadas principalmente na faringe posterior (e não em toda a cavidade oral) (letra D incorreta). A varicela cursa com exantema polimorfo com distribuição preferencial no centro do corpo, e não nas extremidades (letra C incorreta). O impetigo é uma doença bacteriana caracterizada por lesões avermelhadas e crostosas, frequentemente pustulosas, principalmente ao redor de nariz e boca (letra A incorreta). Resposta: letra B.

A) O impetigo é uma doença viral caracterizada por lesões vesiculares e ulceradas na cavidade oral.
B) A doença mão-pé-boca é causada pelo coxsackie A16 e caracterizada por lesões vesiculares e ulceradas na cavidade oral, associadas a lesões nas mãos, pés e nádegas.
C) A varicela cursa com exantema polimorfo com distribuição preferencial nas extremidades.
D) A herpangina é caracterizada por lesões vesiculares e ulceradas na cavidade oral, distribuídas por toda a cavidade oral.
E) A alteração de enzimas hepáticas é característica da varicela.

Essa pergunta também está no material:

simulado 24
200 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "A doença mão-pé-boca é causada pelo coxsackie A16 e caracterizada por lesões vesiculares e ulceradas na cavidade oral, associadas a lesões nas mãos, pés e nádegas." As outras alternativas apresentam informações incorretas sobre outras doenças.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais