Buscar

(CESPE / CEBRASPE /2016 - adaptada) Os métodos de controle do crescimento microbiano visam inibir o crescimento, reduzir ou eliminar populações mic...

(CESPE / CEBRASPE /2016 - adaptada) Os métodos de controle do crescimento microbiano visam inibir o crescimento, reduzir ou eliminar populações microbianas de determinado ambiente. Considerando os métodos de controle do crescimento microbiano, assinale a opção correta.

💡 3 Respostas

User badge image

Ronald Andrade

10 (CESPE / CEBRASPE /2016 – adaptada) Os métodos de controle do crescimento microbiano visam inibir o crescimento, reduzir ou eliminar populações microbianas de determinado ambiente.

Considerando os métodos de controle do crescimento microbiano, assinale a opção correta.

A A esterilização por autoclavagem e por filtração são metodologias eficientes para eliminar os riscos de toxinas em soluções injetáveis, como medicamentos endovenosos.

B Exotoxinas presentes em bactérias gram-positivas dos gêneros Bacillus e Clostridium são problemas em contaminações de alimentos enlatados porque não são inativadas nos processos de pasteurização.

C O tratamento com formaldeído, um método de controle químico, é eficaz para eliminar o potencial tóxico de endotoxinas, mas não reduz a toxicidade de exotoxinas.

D Métodos de controle físicos, baseados em produtos químicos, podem lisar bactérias liberando endotoxinas, endotoxinas essas que, por serem resistentes ao calor, constituem risco potencial, mesmo em líquidos esterilizados por produtos químicos.

E A esterilização é a eliminação de todos os microrganismos de uma amostra, objeto ou superfície, exterminando qualquer tipo de vida.

 

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "Os métodos físicos de controle do crescimento microbiano, como a pasteurização, a esterilização e a filtração, são mais eficazes que os métodos químicos, pois não deixam resíduos tóxicos."

0
Dislike3
User badge image

ec.pimenta

"Métodos de controle físicos baseados em calor podem lisar bactérias liberando endotoxinas, endotoxinas essas que, por serem resistentes ao calor, constituem risco potencial, mesmo em líquidos esterilizados por produtos quimicos / em autoclaves"

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais