Logo Passei Direto
Buscar
Férias é o período do contrato de trabalho em que o empregado não presta serviços, mas aufere remuneração do empregador, após ter adquirido o direito no período em que foram despendidas energias no trabalho. Assim, quanto a este assunto, analise as afirmativas abaixo: I. Trata-se de um direito irrenunciável, não podendo o empregado dispor de suas férias, ainda que por vontade própria e consciente. II. As férias possuem o objetivo de proporcionar um período mais extenso de descanso ao empregado, de modo a evitar problemas de saúde decorrentes do cansaço excessivo. III. O período aquisitivo de férias compreende os doze meses trabalhados pelo empregado, a contar da sua admissão, para que adquira o direito ao gozo de férias. IV. O período concessivo de férias é o prazo de doze meses subsequentes ao término do período aquisitivo, em que o empregador deverá conceder as férias ao empregado. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II e IV estão corretas
b. Apenas I e II estão corretas
c. Todas as alternativas estão corretas
d. Apenas III é correta
e. Apenas III e IV estão corretas
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) Apenas I, II e IV estão corretas. Justificativa: I. Trata-se de um direito irrenunciável, não podendo o empregado dispor de suas férias, ainda que por vontade própria e consciente. (Correta) II. As férias possuem o objetivo de proporcionar um período mais extenso de descanso ao empregado, de modo a evitar problemas de saúde decorrentes do cansaço excessivo. (Correta) III. O período aquisitivo de férias compreende os doze meses trabalhados pelo empregado, a contar da sua admissão, para que adquira o direito ao gozo de férias. (Incorreta, pois o período aquisitivo é de 12 meses, mas não necessariamente a contar da admissão) IV. O período concessivo de férias é o prazo de doze meses subsequentes ao término do período aquisitivo, em que o empregador deverá conceder as férias ao empregado. (Correta)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para se compreender o conceito de jornada de trabalho, devem ser analisadas três teorias diferentes: o tempo efetivamente trabalhado, o tempo a disposição do empregador e o tempo in itinere, visto que doutrinamente o Direito do Trabalho reconhece essas três formas de cômputo. Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. A primeira teoria, a do tempo efetivamente trabalhado, não considera as paralisações do empregado, mas sim apenas o tempo em que ele efetivamente presta serviços ao empregador II. A primeira teoria, a do tempo efetivamente trabalhado, não se aplica na legislação brasileira. III. A segunda teoria, a do tempo à disposição do empregador, considera como tempo trabalhado desde o momento em que o empregado sai de sua residência até quando retorna a ela. IV. A terceira e última teoria, tempo in itinere, considera a jornada de trabalho como o tempo a disposição do empregador, ou seja, a partir do momento em que o empregado chega a empresa até o momento em que ele se retira, conta-se como jornada de trabalho. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas
b. Apenas I e II estão corretas
c. Apenas III é correta
d. Apenas I, II e IV estão corretas
e. Apenas III e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina