Buscar

Sobre a intolerância à lactose, é CORRETO afirmar que: A) A deficiência a lactose ontogenética geralmente tem início insidioso e progressivo, a mai...

Sobre a intolerância à lactose, é CORRETO afirmar que:
A) A deficiência a lactose ontogenética geralmente tem início insidioso e progressivo, a maioria dos casos desenvolve os sintomas no final da adolescência e na vida adulta.
B) A lactose atravessa a barreira mucosa e como consequência leva a diarreia, distensão abdominal e dermatite perineal.
C) Ao contrário da alergia à proteína do leite de vaca, a intolerância à lactose não é dose dependente.
D) Na intolerância à lactose a dieta deve ser isenta de leite e derivados.
E) A ausência da lactose pode comprometer a absorção de cálcio e vitamina D, predispondo ao desenvolvimento de uma mineralização óssea inadequada.

Essa pergunta também está no material:

simulado 14
200 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) A deficiência a lactose ontogenética geralmente tem início insidioso e progressivo, a maioria dos casos desenvolve os sintomas no final da adolescência e na vida adulta. A intolerância à lactose é uma condição em que o organismo não consegue digerir a lactose, um açúcar presente no leite e em seus derivados. A deficiência a lactose ontogenética é a forma mais comum de intolerância à lactose, que ocorre devido à diminuição natural da produção da enzima lactase pelo organismo com o passar da idade. Essa deficiência geralmente tem início insidioso e progressivo, e a maioria dos casos desenvolve os sintomas no final da adolescência e na vida adulta. Os sintomas incluem dor abdominal, diarreia, flatulência e distensão abdominal. As alternativas B, C, D e E estão incorretas. A lactose não atravessa a barreira mucosa, e sim é fermentada pelas bactérias presentes no intestino, o que leva aos sintomas. A intolerância à lactose não causa dermatite perineal. A intolerância à lactose é dose-dependente, ou seja, quanto maior a quantidade de lactose ingerida, maior a intensidade dos sintomas. Na intolerância à lactose, a dieta não precisa ser completamente isenta de leite e derivados, mas sim adaptada para reduzir a quantidade de lactose ingerida. A ausência da lactose não compromete a absorção de cálcio e vitamina D, e sim a falta de consumo de alimentos ricos nesses nutrientes.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina