Buscar

A reprodutibilidade designa a consistência entre as medidas obtidas em duas aplicações consecutivas do mesmo teste. Para aferir a consistência das ...

A reprodutibilidade designa a consistência entre as medidas obtidas em duas aplicações consecutivas do mesmo teste. Para aferir a consistência das medidas, são elas:

1) Teste - Reteste
2) Instrumentos Paralelos
3) Divisão do Instrumento

A partir disto, contextualize instrumentos paralelos.

RESPOSTA

A reprodutibilidade refere-se à consistência entre as medidas obtidas em duas aplicações consecutivas do mesmo teste. Para avaliar essa consistência, consideramos três métodos.

Teste-Reteste: Nesse método, o mesmo teste é aplicado duas vezes em um grupo de indivíduos. A concordância entre as medidas obtidas nas duas aplicações é avaliada. Se os resultados forem semelhantes, isso indica boa reprodutibilidade.

Instrumentos Paralelos: Aqui, utilizamos dois instrumentos diferentes, mas equivalentes, para medir a mesma característica. Ao medir a pressão arterial, poderíamos usar dois esfigmomanômetros de qualidade equivalente. Mediríamos a pressão arterial dos mesmos pacientes com ambos os instrumentos e compararíamos os resultados.

Divisão do Instrumento: Esse método envolve dividir o instrumento em duas partes e medir a mesma característica com ambas as partes. A consistência entre as medidas das duas partes indica a reprodutibilidade do instrumento.

A reprodutibilidade é fundamental para garantir que as medidas sejam confiáveis e úteis em pesquisas e prática clínica.

Essa pergunta também está no material:

TRABALHO DE EDUCAÇAO FISICA
3 pág.

Educação Física UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os instrumentos paralelos são aqueles que são diferentes, mas equivalentes, e são utilizados para medir a mesma característica. Por exemplo, ao medir a pressão arterial, poderíamos usar dois esfigmomanômetros de qualidade equivalente. Mediríamos a pressão arterial dos mesmos pacientes com ambos os instrumentos e compararíamos os resultados. Isso nos permitiria avaliar a consistência entre as medidas obtidas pelos dois instrumentos e, portanto, a reprodutibilidade das medidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais