Buscar

Assim como a escrita, a leitura também tem um caráter intertextual, pois negocia com questões temporais e atemporais. É o caso dos quadrinhos da Tu...

Assim como a escrita, a leitura também tem um caráter intertextual, pois negocia com questões temporais e atemporais. É o caso dos quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa: se por um lado há histórias de aventura e suspense, por outro há personagens que representam os novos desafios com os quais o público leitor se identifica em sua respectiva época. É por isso que em personagens que abordam a questão da inclusão social, como o cadeirante Luca, Mauricio de Sousa dá um novo sentido para a superação de obstáculos e barreiras nos quadrinhos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre estratégias de leitura em sala de aula, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) As histórias da Turma da Mônica ressignificam um novo contexto, considerando as particularidades de um tipo diferente de leitor. II. ( ) Pode-se ver nas histórias da Turma da Mônica um reaproveitamento dos mesmos temas com o uso de personagens diferentes. III. ( ) Como exemplo de manifestação de um texto literário misto, as histórias em quadrinhos também dialogam com os diferentes discursos que as cercam. IV. ( ) As personagens citadas no artigo são um reflexo de como as histórias de Maurício de Sousa buscam se reinventar para questões contemporâneas aos novos leitores. V. ( ) As histórias da Turma da Mônica buscam expor um perfil específico de personagem para atingir diferentes perfis de leitores, sem a premissa de trazer visibilidade de problemas atuais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As histórias da Turma da Mônica ressignificam um novo contexto, considerando as particularidades de um tipo diferente de leitor.
II. ( ) Pode-se ver nas histórias da Turma da Mônica um reaproveitamento dos mesmos temas com o uso de personagens diferentes.
III. ( ) Como exemplo de manifestação de um texto literário misto, as histórias em quadrinhos também dialogam com os diferentes discursos que as cercam.
IV. ( ) As personagens citadas no artigo são um reflexo de como as histórias de Maurício de Sousa buscam se reinventar para questões contemporâneas aos novos leitores.
V. ( ) As histórias da Turma da Mônica buscam expor um perfil específico de personagem para atingir diferentes perfis de leitores, sem a premissa de trazer visibilidade de problemas atuais.
1. F, V, F, V, F.
2. V, F, F, F, V.
3. V, F, V, V, F.
4. F, V, V, F, F.
5. F, F, V, V, V.

Essa pergunta também está no material:

Historicamente
158 pág.

História Eeem Professora Adelaide PicolottoEeem Professora Adelaide Picolotto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 3: V, F, V, V, F. I. (V) As histórias da Turma da Mônica ressignificam um novo contexto, considerando as particularidades de um tipo diferente de leitor. II. (F) Pode-se ver nas histórias da Turma da Mônica um reaproveitamento dos mesmos temas com o uso de personagens diferentes. III. (V) Como exemplo de manifestação de um texto literário misto, as histórias em quadrinhos também dialogam com os diferentes discursos que as cercam. IV. (V) As personagens citadas no artigo são um reflexo de como as histórias de Maurício de Sousa buscam se reinventar para questões contemporâneas aos novos leitores. V. (F) As histórias da Turma da Mônica buscam expor um perfil específico de personagem para atingir diferentes perfis de leitores, sem a premissa de trazer visibilidade de problemas atuais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais