Buscar

Critérios clínicos de Amsterdam e Amsterdam modificados para estabelecer diagnóstico de síndrome do câncer hereditário não polipoide (HNPCC)

Essa pergunta também está no material:

Coloproc Prova
91 pág.

Med Curso 2018

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os critérios clínicos de Amsterdam foram desenvolvidos em 1990 para identificar indivíduos com alto risco de síndrome do câncer hereditário não polipoide (HNPCC). Para atender a esses critérios, um indivíduo deve ter: 1. Três ou mais parentes de primeiro grau com câncer colorretal, câncer de endométrio ou outro câncer relacionado ao HNPCC; 2. Pelo menos duas gerações afetadas; 3. Um ou mais parentes diagnosticados com câncer antes dos 50 anos de idade; 4. Exclusão de polipose adenomatosa familiar (FAP). Os critérios de Amsterdam modificados incluem os mesmos critérios, mas permitem a inclusão de outros tipos de câncer relacionados ao HNPCC, como câncer de ovário, câncer de estômago e câncer de vias biliares. Além disso, os critérios modificados permitem a inclusão de parentes de segundo grau e exigem que pelo menos um dos parentes afetados seja diagnosticado antes dos 50 anos de idade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais