Buscar

Quais são os casos de intervenção obrigatória e intervenção facultativa do MP no processo? No caso de intervenção obrigatória, qual a consequência?

Essa pergunta também está no material:

PROVA ORAL MAGISTRATURA   3650 QUESTOES
195 pág.

Direito Civil III Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Ministério Público (MP) pode intervir no processo judicial em duas situações: intervenção obrigatória e intervenção facultativa. A intervenção obrigatória ocorre quando a lei determina que o MP deve participar do processo, como nos casos de ação penal pública, ação civil pública e habeas corpus. Se o MP não intervir nesses casos, o processo pode ser anulado. Já a intervenção facultativa ocorre quando o MP pode ou não intervir no processo, como nos casos de ação popular e ação de alimentos. Nesses casos, o MP pode intervir se entender que é necessário para a defesa do interesse público. É importante destacar que a intervenção do MP não significa que ele seja parte do processo, mas sim um fiscal da lei, atuando em defesa do interesse público e da ordem jurídica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais