Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Leia o trecho a seguir. E que existe o belo em si, e o bom em si, e, do mesmo modo, relativamente a todas as coisas que então postulamos como múltiplas, e, inversamente, postulamos que a cada uma corresponde uma ideia, que é única, e chamamos-lhe a sua essência (507b-c). Marque a alternativa que expressa corretamente o pensamento de Platão.

A) Somente por meio dos sentidos, em especial da visão, pode o filósofo obter o conhecimento das ideias.
B) No pensamento platônico, o conhecimento das ideias permite ao filósofo discernir a unidade inteligível em face da multiplicidade sensível.
C) Para que a alma humana alcance o conhecimento das ideias, ela deve elevar-se às alturas do inteligível, o que somente é possível após a morte ou por meio do contato com os deuses gregos.
D) Tanto a dialética quanto a matemática elevam o conhecimento ao inteligível; mas, somente a matemática, por seu caráter abstrato, conduz a alma ao princípio supremo: a ideia de Bem.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao pensamento de Platão, especialmente no que diz respeito à sua teoria das ideias e à distinção entre o mundo sensível e o mundo inteligível. A) Somente por meio dos sentidos, em especial da visão, pode o filósofo obter o conhecimento das ideias. - Esta alternativa está incorreta, pois Platão argumenta que o conhecimento verdadeiro vem do intelecto e não dos sentidos. B) No pensamento platônico, o conhecimento das ideias permite ao filósofo discernir a unidade inteligível em face da multiplicidade sensível. - Esta alternativa está correta, pois reflete a ideia de Platão de que as ideias (ou formas) são a verdadeira realidade, enquanto o mundo sensível é apenas uma cópia imperfeita. C) Para que a alma humana alcance o conhecimento das ideias, ela deve elevar-se às alturas do inteligível, o que somente é possível após a morte ou por meio do contato com os deuses gregos. - Embora Platão fale sobre a elevação da alma, a afirmação de que isso só é possível após a morte ou por meio de deuses não é precisa. D) Tanto a dialética quanto a matemática elevam o conhecimento ao inteligível; mas, somente a matemática, por seu caráter abstrato, conduz a alma ao princípio supremo: a ideia de Bem. - Esta alternativa é parcialmente verdadeira, mas não abrange completamente o pensamento de Platão sobre o conhecimento das ideias. Portanto, a alternativa que expressa corretamente o pensamento de Platão é: B) No pensamento platônico, o conhecimento das ideias permite ao filósofo discernir a unidade inteligível em face da multiplicidade sensível.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que expressa o pensamento de Platão é a letra B: "No pensamento platônico, o conhecimento das ideias permite ao filósofo discernir a unidade inteligível em face da multiplicidade sensível." Para Platão, as ideias são as formas perfeitas e imutáveis das coisas, enquanto as coisas sensíveis são apenas cópias imperfeitas dessas formas. O conhecimento das ideias permite ao filósofo discernir a unidade inteligível em face da multiplicidade sensível.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Sofista, Platão faz a seguinte observação sobre a mímesis (imitação): Assim, o homem que se julgasse capaz, por uma única arte, de tudo produzir, como sabemos, não fabricaria, afinal, senão imitações e homônimos das realidades. Hábil, na sua técnica de pintar, ele poderá, exibindo de longe os seus desenhos, aos mais ingênuos meninos, dar-lhes a ilusão de que poderá igualmente criar a verdadeira realidade, e tudo o que quiser fazer. Já Aristóteles, na Retórica, salienta o seguinte aspecto da mímesis: E, como aprender e admirar é agradável, necessário é também que o sejam as coisas que possuem estas qualidades: por exemplo, as imitações, como as da pintura, da escultura, da poesia, e em geral todas as boas imitações, mesmo que o original não seja em si mesmo agradável; pois não é o objeto retratado que causa prazer, mas o raciocínio de que ambos são idênticos, de sorte que o resultado é que aprendemos alguma coisa.
A) A pintura, para Platão, se afasta do verdadeiro, por apresentar o mundo inteligível, mas, para Aristóteles, o problema é que ela causa prazer.
B) Platão considera que o pintor pode esclarecer as pessoas ingênuas, fazendo-as acreditar que sua pintura é o real, mas Aristóteles considera que o engano está no pintor e não na pintura.
C) Para Platão, a mímesis representa a cópia da cópia e o artista não conhece a realidade do imitado em seu grau mais elevado; já para Aristóteles, uma das causas do surgimento da mímesis é o fato de os homens se comprazerem no imitado.
D) Para Platão, aprendemos com as imitações, uma vez que elas nos distanciam do engano, enquanto que, para Aristóteles, por causar prazer, a imitação deve ser banida.
E) De acordo com Platão, ao imitar, o pintor apresenta a realidade ideal, o que causa admiração; para Aristóteles, a imitação também desvela o mundo ideal, no entanto, por ser ingênua, não permite que os homens contemplem a verdade.

Através dos discursos proferidos por Fedro Pausânias, Erixímaco (o médico), Aristófanes (o poeta), Sócrates e seu discípulo Agatão, Platão discorre sobre o belo, a amizade, o amor, representado pelo deus Eros, em O Banquete. Platão, nessa obra, encerra uma problematização de natureza

A) política.
B) religiosa.
C) mitológica.
D) educacional.
E) estética.

Mais conteúdos dessa disciplina