Buscar

A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicamente ao contexto da Guerra Fria, pois a) a imprensa liberal brasileira alegou ter desc...

A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicamente ao contexto da Guerra Fria, pois
a) a imprensa liberal brasileira alegou ter descoberto um plano conspiratório comunista que ameaçava o Brasil, o Plano Cohen, razão pela qual conclamava a população a apoiar a ditadura militar como uma medida preventiva, a fim de evitar que o Brasil fosse dominado pelos comunistas.
b) os militares foram influenciados pela Doutrina de Segurança Nacional, discurso de propaganda ideológica desenvolvido nos Estados Unidos durante a II Guerra, que justificou a decretação de Estado de sítio em 1964, em razão da legalização do Partido Comunista aprovada pelo Congresso Nacional.
c) a Igreja Católica, por meio da Teologia da Libertação, apoiou a instauração da ditadura militar como forma de combater a influência comunista na América Latina, em especial no Brasil.
d) a ditadura militar brasileira foi uma resposta direta à Revolução Cubana, que ameaçava a estabilidade política e econômica da América Latina, levando os militares a tomarem o poder para evitar a propagação do comunismo na região.
e) a influência da Guerra Fria levou os militares brasileiros a temerem a ascensão de movimentos sociais e políticos de esquerda, levando-os a justificar a tomada do poder como forma de proteger o Brasil do avanço comunista.

Essa pergunta também está no material:

Conteúdo Online Grátis - PM-SP Soldado

Policia Centro Universitário Cidade VerdeCentro Universitário Cidade Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B, pois os militares brasileiros foram influenciados pela Doutrina de Segurança Nacional, que foi desenvolvida nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial e justificou a decretação do Estado de sítio em 1964, em razão da legalização do Partido Comunista aprovada pelo Congresso Nacional. A Doutrina de Segurança Nacional foi uma estratégia de propaganda ideológica que visava a justificar a intervenção militar em países da América Latina, com o objetivo de combater a influência comunista na região.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais