Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao método dos elementos finitos, quando há necessidade de projetar uma estrutura, normalmente, é preciso fazer várias análises e modificações em suas características. No curso de engenharia, normalmente, as anál ises de estruturas são primeiramente real izadas com vigas, pórticos, arcos e treliças. Essas estruturas são conhecidas como reticuladas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceitos básicos de métodos dos elementos finitos, pode-se afirmar que estruturas reticuladas são:

os elementos que apresentam seções transversa is, identificadas por apresentarem dimensões inferiores ao comprimento do eixo, sendo chamadas de barras prismáticas.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

As estruturas reticuladas, de fato, são compostas por elementos que apresentam seções transversais menores em relação ao seu comprimento, sendo comumente chamadas de barras prismáticas. No contexto do método dos elementos finitos, essas barras são modeladas como elementos unidimensionais, permitindo a análise de esforços e deformações de forma eficiente. Essa abordagem é fundamental para a análise estrutural, pois simplifica o cálculo e a visualização do comportamento da estrutura sob diferentes condições de carga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Sim, estruturas reticuladas são compostas por elementos que apresentam seções transversais, identificadas por apresentarem dimensões inferiores ao comprimento do eixo, sendo chamadas de barras prismáticas. Essas estruturas são comumente utilizadas em análises de estruturas com o método dos elementos finitos, pois apresentam uma geometria simples e regular, o que facilita a modelagem e análise numérica. Além disso, as estruturas reticuladas são bastante utilizadas em projetos de pontes, torres, edifícios e outras estruturas que necessitam de uma alta resistência e rigidez.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe a imagem a seguir: A estrutura da imagem é do tipo trel iça hiperestática plana, submetida a carregamentos que estão apontados. Essa barra é a simétrica área de seção transversal A e comprimento e, construída com o mesmo material do módulo de elasticidade E. Considerando essas informações e o conteúdo estudo sobre formulação matr icial do processo dos deslocamentos. anaílise as afirmativas a segui r e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 1. () As forças normais encontradas nessa estrutura são determinantes para o deslocamentos nos nós. li. () Essa estrutura apresenta seis variáveis que determinam a alteração de comprimento dessas barras. Ili. ( ) As forças normais de cada barra é caracterizada pelo material elástico que define essas forças na estrutura. IV. () Por apresentar vínculos externos, essa estrutura não pode apresentar perfil deformado. Agora, assina le a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, V, V
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, F, V, V.

O método dos elementos fin itos é quase igual ao método usado na teoria das estruturas reticuladas. Tal método segue o mesmo do processo dos deslocamentos e tem que satisfazer as condições de equilíbrio de uma estrutura para poder determinar uma resolução satisfatória. O cálculo de uma estrutura é seguido por um roteiro de procedimentos que precisam ser feitos passo a passo. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a aplicação em estruturas retículas, ordene as etapas a segui r de acordo com o ta l roteiro de procedimentos:

4, 1, 5, 2, 3.

O método dos elementos fin itos (MEF) é um processo numérico para estabelecer soluções associando problemas de va lores sobre a delimitação de equações diferenciais. O MEF divide o domínio de um caso em partes menores, chamadas de elementos fin itos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceitos básicos de métodos dos elementos finitos, analise as afirmativas a segui r. 1. A classificação geométrica de uma estrutura, suas aplicações e o material utilizado são as primeiras características para solucionar uma estrutura. li. Os deslocamentos causados pelas forças internas devem ser maiores, para poder comparar os componentes dimensionados nas estruturas. Ili. Para determinar as ações atuantes nas estruturas, é preciso verificar se as forças internas estão conectadas às acelerações que estarão aplicadas nos elementos. IV. Quando as suposições necessárias para a anál ise da estrutura em MEF são consideradas, é preciso usar cá lcu los específicos de linearidade dos elementos mecânicos, como momento fletor, cisa lhamento, etc. Está correto apenas o que se afirma em:
l e lll.
li e Ili.
li e IV.
1 e li.
Ili e IV.

O comportamento mecânico de uma estrutura pode ser analisado pelo método dos elementos fin itos e, para isso, é necessário escolher de forma correta a extensão dos deslocamentos que vão ser utilizados para classificar qual o tipo de elemento finito precisa ser usado para melhorar as anál ises dos deslocamentos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre método dos elementos fin itos e sua aplicação em estruturas formadas por elementos bid imensionais e tridimensionais, analise as afirmativas a segui r. 1. Os elementos do tipo casca apresentam de t rês a nove graus de liberdade em cada nó. li. Os elementos bidimensionais apresentam quatro graus de liberdade em cada nó. Ili. Os elementos não planos apresentam de três graus de liberdade em cada nó. IV. Os elementos tridimensionais apresentem cinco a dez nós de graus de liberdade em cada nó. Está correto apenas o que se afirma em:
1 e Ili
ll e lV.
li e Ili.

Anal isando uma estrutura por meio do processo dos deslocamentos, é preciso observar mais detalhadamente seu uso no caso de vigas hiperestáticas. Mas, para o uso desse processo, é preciso estabelecer os valores das reações de apoio virtuais para qualquer situação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aplicação do processo do deslocamento em vigas, pode-se afirmar que os termos das reações nos apoios virtuais:

a) estão separadas pelas deslocabilidades, fazendo com que os carregamentos nas barras originais atuem de maneira separada no sistema hipergeométrico.
b) estão conectadas pelas forças externas que atuam nos apoios e são determinadas pela deslocabilidade de maneira conjunta no sistema uniforme.
c) estão separadas pelos nós, fazendo com que as deslocabilidades sejam determinadas pelas reações dos apoios virtuais de maneira conjunta no sistema hipergeométrico
d) estão conectadas com as deslocabilidades, fazendo com que os carregamentos nas barras originais atuem de maneira conjunta no sistema uniforme.

Mais conteúdos dessa disciplina