Buscar

Com base no texto apresentado, analise as seguintes afirmativas: 1. O usucapião familiar pro morare constitui uma inovação legislativa no ordenamen...

Com base no texto apresentado, analise as seguintes afirmativas:
1. O usucapião familiar pro morare constitui uma inovação legislativa no ordenamento jurídico brasileiro.
2. O usucapião entre cônjuges ou companheiros separados de fato ou de direito, referentes aos bens comuns, é aceito pela doutrina e jurisprudência majoritárias, desde que comprovada a posse individualizada e exclusiva, exercida com animus domini pelo usucapiente.
3. O procedimento especial previsto no Código de Processo Civil deve ser observado para a ação de usucapião familiar pro morare, por ser uma espécie do gênero usucapião.
a) Apenas a afirmativa 1 está correta.
b) Apenas a afirmativa 2 está correta.
c) Apenas a afirmativa 3 está correta.
d) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
e) Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas. A afirmativa 1 está correta, pois o usucapião familiar pro morare é uma inovação legislativa no ordenamento jurídico brasileiro, conforme previsto na Lei nº 13.465/2017. A afirmativa 2 também está correta, pois é possível o usucapião entre cônjuges ou companheiros separados de fato ou de direito, referentes aos bens comuns, desde que comprovada a posse individualizada e exclusiva, exercida com animus domini pelo usucapiente, conforme entendimento da doutrina e jurisprudência majoritárias. Já a afirmativa 3 está incorreta, pois o procedimento especial previsto no Código de Processo Civil não deve ser observado para a ação de usucapião familiar pro morare, por ser uma espécie do gênero usucapião, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais