Buscar

A complexidade ciclomática, conceito introduzido por Thomas J. McCabe em 1976, é uma métrica essencial na programação de software, usada para avali...

A complexidade ciclomática, conceito introduzido por Thomas J. McCabe em 1976, é uma métrica essencial na programação de software, usada para avaliar a complexidade lógica de um programa. Esta métrica quantifica o número de caminhos independentes no código-fonte de um programa e pode impactar a manutenção, a confiabilidade e a eficiência do software. Idealmente, projetos de software buscam manter a complexidade ciclomática em níveis gerenciáveis, promovendo a clareza e a simplicidade no código. Ferramentas automatizadas de análise estática frequentemente incorporam a complexidade ciclomática para orientar as equipes de desenvolvimento na identificação de áreas críticas que podem demandar refatoração.

Fonte: adaptado de: McCONNELL, S. Software estimation: demystifying the black art. [S. l.]: Microsoft Press, 2006.Com base nos conceitos de complexidade ciclomática, analise as afirmativas a seguir:

I. O código com alta complexidade ciclomática é mais fácil de gerenciar e menos propenso a erros.

II. A complexidade ciclomática pode ser usada para determinar o número mínimo de testes de unidade necessários para cobrir completamente um método ou função.

III. A complexidade ciclomática é uma métrica que quantifica a complexidade lógica de um programa ao medir o número de caminhos independentes através do código-fonte.

IV. A fórmula para calcular a complexidade ciclomática é M = E - N + 2P, em que M é a complexidade ciclomática, E é o número de arestas no gráfico de fluxo de controle, N é o número de nós e P é o número de componentes conectados.

É correto o que se afirma em:

A) II, III e IV, apenas.


B) I, III e IV, apenas.


C) I e IV, apenas.


D) III e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) III e IV, apenas. I. O código com alta complexidade ciclomática é mais difícil de gerenciar e mais propenso a erros, o que torna essa afirmativa incorreta. II. A complexidade ciclomática pode ser usada para determinar o número mínimo de testes de unidade necessários para cobrir completamente um método ou função, o que torna essa afirmativa incorreta. III. A complexidade ciclomática é uma métrica que quantifica a complexidade lógica de um programa ao medir o número de caminhos independentes através do código-fonte, o que torna essa afirmativa correta. IV. A fórmula para calcular a complexidade ciclomática é M = E - N + 2P, em que M é a complexidade ciclomática, E é o número de arestas no gráfico de fluxo de controle, N é o número de nós e P é o número de componentes conectados, o que torna essa afirmativa correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais