Buscar

Metricas de software ágil - N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÉTRICAS DE SOFTWARE ÁGIL – N1
NOME: Guilherme Pessoa Silva.
Questão: 
· A equipe de desenvolvimento da empresa KPS está trabalhando na história do usuário "Gerenciador de horários das aulas dos alunos, alocando o aluno para o dia e o horário em que o professor esteja disponível na escola". Qual seria a melhor métrica de software ágil a ser aplicada na empresa KPS para a definição do tamanho do software: Planning Poker ou Ideal Day? Justifique sua resposta. 
· Quais seriam as ações da empresa KPS após a implantação das práticas de métricas de software ágil para surpreender o cliente, entregando um produto que, além de atender à demanda dele, ainda favoreça a relação entre a escola e seus alunos? 
· A empresa KPS iniciou a implantação da metodologia ágil Scrum para planejar e gerir os projetos de softwares. Quais as principais vantagens e desvantagens que a empresa KPS terá após a implantação dessa metodologia? Como a metodologia Scrum pode auxiliar a empresa KPS na aplicação das métricas ágeis de desenvolvimento de software?
A metodologia ágil tem como base o Manifesto Ágil (SCHWABER;SUTHERLAND,2011), que visa ter como características principais o custo baixo e entregas rápidas, o dinamismo e a participação ativa de toda a equipe, além do envolvimento ativo do cliente, garantindo que seu produto está de acordo com seus requisitos.
Para o caso apresentado da empresa KPS, começamos estabelecendo os papéis principais papéis que a metodologia nos fornece: Scrum Master atuando como guardião do processo, Product Owner representada como a própria escola, na priorização dos entregáveis e também na aprovação do que vai sendo desenvolvido, e por fim o time de desenvolvimento responsável pela realização das estimativas e execução das tarefas, todos esses papéis estabelecidos através de treinamentos e imersões para que todos saibam com clareza seus papéis e funções dentro do projeto.
Na definição de qual seria a melhor métrica para as definições de tamanho do software, o Planning Poker se torna mais usual e adequado pra situação devido a sua maior facilidade de entendimento e participação por parte da equipe, onde consiste na obtenção de estimativa através de um jogo de cartas. A idéia principal é permitir que todos os membros da equipe de desenvolvimento participem colocando a sua visão de complexidade, levando em consideração o fator tempo e esforço para pontuar a estória e após juntos chegar a um denominador comum na equipe (Roger, 2014).
Quanto às ações de melhoria contínua para a empresa KPS, podemos pensar que, além das ações iniciais, para surpreender o cliente e favorecer a relação entre a escola e os alunos seriam implementados:
· O gráfico de Burndown, que serve para medir o avanço das entregas com o tempo estimado para a realização da mesma. O gráfico de Burndown é o gráfico utilizado pelas equipes Scrum para representar diariamente o progresso do trabalho em desenvolvimento. (SCRUMHALF, ).
· Velocity, uma métrica que coloca em parâmetro o que foi acordado para ser desenvolvido no início da sprint em paralelo com o que foi feito de fato.
· Eficácia/Satisfação: métricas como Happinnes Radar nos ajudam a coletar o quão satisfeito time ou clientes estão em relação ao projeto realizado e se a pontos de melhoria a serem trabalhados por qualquer parte envolvida.
Pontos de destaque com a metodologia: comunicação de qualidade, colaboração e flexibilidade do processo acompanhada de uma melhor tomada de decisão, como pontos de melhoria podemos citar a dificuldade de adaptação com a metodologia, para lidar com os prazos e acordos estabelecidos dos entregáveis e na realização das cerimônias.
REFERÊNCIAS
Roger. “Planning Poker E Ideal Day: Técnicas de Abordagem de Estimativa Ágil.” DevMedia, 15 May 2014, www.devmedia.com.br/planning-poker-e-ideal-day-tecnicas-de-abordagem-de-estimativa-agil/31220. Accessed 15 Nov. 2022.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. The scrum guide. Scrum Alliance, v. 21, p. 19, 2011.

Outros materiais