Buscar

A) concorrem à pensão por morte de segurado falecido, com rateio do benefício: cônjuge, filhos e pais. B) a aposentadoria por invalidez afasta o em...

A) concorrem à pensão por morte de segurado falecido, com rateio do benefício: cônjuge, filhos e pais. B) a aposentadoria por invalidez afasta o empregado de sua atividade principal, podendo exercer outros trabalhos compatíveis com o grau da invalidez. C) independe de carência quanto às contribuições a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho. D) os benefícios previdenciários correspondem ao valor do salário percebido pelo empregado.

A) O caráter democrático e descentralizado da administração da seguridade social se dá mediante gestão tripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores e dos aposentados nos órgãos colegiados.
B) A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados e dos Municípios
C) As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando, assim, o orçamento da União.
D) A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.
E) A previdência social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde e à assistência social.

Essa pergunta também está no material:

E-book-1000-questões-inss-técnico do seguro social
716 pág.

Concurso Inss Adolpho Berezin EtecAdolpho Berezin Etec

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "concorrem à pensão por morte de segurado falecido, com rateio do benefício: cônjuge, filhos e pais." Na pensão por morte, o benefício é dividido entre o cônjuge, filhos e pais do segurado falecido, conforme a legislação previdenciária. Já as alternativas B, C e D estão incorretas, pois a aposentadoria por invalidez não afasta o empregado de sua atividade principal, o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez possuem carência e os benefícios previdenciários não correspondem ao valor do salário percebido pelo empregado. Na segunda questão, a alternativa correta é a letra B: "A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados e dos Municípios." A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, conforme a Constituição Federal. As alternativas A, C, D e E estão incorretas, pois a administração da seguridade social não é tripartite, as receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não integram o orçamento da União, a proposta de orçamento da seguridade social não é elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social e a previdência social não compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde e à assistência social.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais