Buscar

74. Uma paciente de 24 anos, 60 kg, com diagnóstico recente de púrpura trombocitopênica imune (PTI), com contagem de plaquetas atuais de 10.000 e H...

74. Uma paciente de 24 anos, 60 kg, com diagnóstico recente de púrpura trombocitopênica imune (PTI), com contagem de plaquetas atuais de 10.000 e HIV negativo sem uso de medicações, procurou atendimento médico no ambulatório de hematologia com queixas de petéquias em membros inferiores, epistaxe e gengivorragia. Acerca de PTI, o manejo correto para essa paciente é:

a) Indicação de corticoterapia e orientação para descontinuar os medicamentos que diminuem a contagem de plaquetas.
b) Transfusão de concentração de plaquetas, 6 unidades, para diminuir o aparecimento de petéquias e prevenir sangramentos agudos.
c) Indicação de esplenectomia de urgência para evitar redução da contagem de plaquetas.
d) Indicação, como tratamento de primeira linha, de imunossupressores como azatioprina e ciclosporina.
e) Indicação de eltrombopag como tratamento de primeira linha e, caso haja refratariedade, indicar rituximab prévio à esplenectomia.

Essa pergunta também está no material:

Cópia de LISTA DE HEMATO
32 pág.

Hematopoese Universidade de Ribeirão PretoUniversidade de Ribeirão Preto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a letra E) Indicação de eltrombopag como tratamento de primeira linha e, caso haja refratariedade, indicar rituximab prévio à esplenectomia. A púrpura trombocitopênica imune (PTI) é uma doença autoimune que causa a destruição das plaquetas pelo sistema imunológico, levando a uma diminuição da contagem de plaquetas no sangue e, consequentemente, a um aumento do risco de sangramentos. O tratamento da PTI depende da gravidade dos sintomas e da contagem de plaquetas. O eltrombopag é um agonista do receptor de trombopoetina que estimula a produção de plaquetas na medula óssea e é indicado como tratamento de primeira linha para pacientes com PTI crônica com contagem de plaquetas inferior a 30.000/mm³ e que apresentam alto risco de sangramento. O rituximab é um anticorpo monoclonal que destrói as células B do sistema imunológico e é indicado para pacientes com PTI refratária ao tratamento convencional. A esplenectomia é uma opção de tratamento para pacientes com PTI crônica que não respondem ao tratamento medicamentoso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais