Buscar

Uma paciente de 61 anos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) foi internada em Clínica de Pneumologia com quadro de dispneia, apresentando ...

Uma paciente de 61 anos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) foi internada em Clínica de Pneumologia com quadro de dispneia, apresentando frequência respiratória de 34 mov./min., saturação de oxigênio de 85% e Pressão Arterial de Oxigênio (PaO2) de 54 mmHg. Entre outras indicações terapêuticas, a prescrição médica solicitava a administração de oxigênio por cânula nasal a 2 litros por minuto. Inadvertidamente, um membro da equipe de saúde, ao observar que a paciente não apresentava melhora no quadro respiratório, alterou o fluxo de administração do oxigênio para 6 litros por minuto. Houve piora aguda do quadro clínico e a paciente passou a apresentar depressão respiratória grave. Justifique as consequências desta ação.

a) O paciente com DPOC não deve receber oxigênio em altas concentrações porque o maior uso de oxigênio aumenta a PaO2 tecidual, resultando em menor descarga de oxigênio pela hemoglobina.
b) Ao administrarmos oxigênio em altas concentrações ao paciente com DPOC, estaremos suprimindo o estímulo hipoxêmico do centro respiratório e levando o paciente à hipoventilação, com aparecimento de hipercapnia ou acentuação de quadro preexistente.
c) Durante a hipoventilação prolongada causada por DPOC, a PaO2 é elevada e atua via quimiorreceptores centrais, mas alguns pacientes perdem a sensibilidade às alterações dos gases arteriais.
d) Nos pacientes com DPOC, a hipóxia não funciona como estímulo respiratório, não havendo consequências relacionadas à terapia com oxigênio.
e) Todas as alternativas são incorretas.

Essa pergunta também está no material:

955 QUESTÕES  DE ENFERMAGEM
610 pág.

Enfermagem Escola Superior da AmazôniaEscola Superior da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B. Ao administrarmos oxigênio em altas concentrações ao paciente com DPOC, estaremos suprimindo o estímulo hipoxêmico do centro respiratório e levando o paciente à hipoventilação, com aparecimento de hipercapnia ou acentuação de quadro preexistente. Isso ocorre porque pacientes com DPOC têm uma resposta adaptativa ao hipoxêmico, e o uso excessivo de oxigênio pode suprimir essa resposta, levando a uma diminuição da ventilação e aumento da retenção de dióxido de carbono.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais