Buscar

19. (Uel 94) Considere as seguintes afirmacoes sobre o transporte ferroviário brasileiro. I. As mais importantes cargas transportadas por ferrovias...

19. (Uel 94) Considere as seguintes afirmacoes sobre o transporte ferroviário brasileiro.
I. As mais importantes cargas transportadas por ferrovias são: manufaturas, madeiras e alguns produtos agropecuários.
II. A partir da década de 70, a extensão das ferrovias tem aumentado sistematicamente.
III. A malha ferroviária, por concentrar-se em uma faixa litorânea, é característica de país que tem sua história econômica voltada para a exportação.
IV. A existência de diferentes bitolas dificulta o processo de integração das ferrovias.
V. O transporte ferroviário é economicamente pouco significativo, tendo em vista a precariedade das ferrovias brasileiras.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios com Gabarito - Transportes e Comunicações
23 pág.

Geografia Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: D) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Justificativa: I. Verdadeira. De acordo com dados da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), as principais cargas transportadas por ferrovias são: minério de ferro, soja, açúcar, milho, farelo de soja, combustíveis, produtos siderúrgicos, fertilizantes, contêineres e celulose. II. Falsa. A partir da década de 70, a extensão das ferrovias tem diminuído sistematicamente. III. Verdadeira. A malha ferroviária brasileira é concentrada em uma faixa litorânea, o que reflete a história econômica do país voltada para a exportação. IV. Verdadeira. A existência de diferentes bitolas dificulta o processo de integração das ferrovias. V. Falsa. O transporte ferroviário é economicamente significativo, tendo em vista a capacidade de transporte de grandes volumes de carga e a redução de custos logísticos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais