Logo Passei Direto
Buscar
Animais são eucarióticos, multicelulares e heterotróficos, mas nem todos têm tecidos verdadeiros ou cavidade digestória. Embora não esteja presente em todos os animais, muitos possuem, além da cavidade digestória, uma cavidade celomática ocupada pelos órgãos internos.
a) Considerando a formação de gástrula, de cavidade digestória e de tecidos verdadeiros, explique por que as esponjas podem ser classificadas como parazoários.
b) Os platelmintos são acelomados, de modo que a única cavidade corporal é o tubo digestivo. Explique qual é a estratégia desse grupo de animais para distribuir oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo.
c) Considerando que nematódeos e anelídeos são, respectivamente, pseudocelomados e celomados, explique o que é e qual a importância do esqueleto hidrostático presente nesses grupos.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) As esponjas são classificadas como parazoários porque não possuem tecidos verdadeiros, ou seja, não apresentam uma organização celular em camadas. Durante o desenvolvimento embrionário, as esponjas formam uma camada de células que reveste a superfície externa do corpo, chamada de pinacoderme, e outra camada interna, chamada de coanoderme, que é responsável pela alimentação e pela formação de gametas. b) Os platelmintos possuem uma estratégia de distribuição de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo chamada de difusão. Como não possuem um sistema circulatório, os nutrientes e o oxigênio são distribuídos por difusão através do corpo do animal. c) O esqueleto hidrostático é uma estrutura presente em nematódeos e anelídeos que consiste em um fluido circulante dentro de uma cavidade corporal. Essa estrutura é importante para a sustentação do corpo e para a locomoção dos animais, além de ajudar na distribuição de nutrientes e gases respiratórios. Nos nematódeos, o esqueleto hidrostático é formado pelo pseudoceloma, enquanto nos anelídeos é formado pelo celoma.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As células do estágio 4 e 8 são totipotentes. III. O embrião é implantado na fase de blastocisto com algumas células já diferenciadas. A alternativa que apresenta uma afirmativa ou mais afirmativas corretas é a

a) I apenas.
b) II apenas.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

Durante a fase do desenvolvimento embrionário, a célula-ovo passa por varias divisões mitóticas, originando muitas células, que permanecem unidas. Nas primeiras divisões ocorre um aumento significativo do numero de células, porem, o tamanho total da célula-ovo praticamente não altera. Sobre o processo de desenvolvimento embrionário, analise. I. O processo em que o volume da célula-ovo não aumenta, caracteriza a segmentação. II. A organogênese e a fase seguinte a clivagem no desenvolvimento embrionário, onde ocorre a formação dos folhetos embrionários que darão origem a diversos tecidos do organismo. III. A meroblástica e um tipo de segmentação, e ocorre em todo o ovo, exceto na região que possui vitelo, chamada cicatrícula. IV. Na segmentação discoidal, as divisões ocorrem na região da cicatrícula, formando um disco de células, característica que denominou esse tipo de segmentação. Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e IV.

I - Três tecidos embrionários. II - Celoma e deuterostomia. III - Simetria bilateral no adulto. IV - Notocorda e sistema circulatório fechado. Das afirmacoes acima, mamíferos e equinodermos têm em comum:

a) I e III, somente.
b) I, II e IV, somente.
c) I, III e IV, somente.
d) I e II, somente.
e) I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina