Buscar

Tanto a inexistência da matéria de fato quanto a sua inadequação jurídica podem configurar o vício de motivo de um ato administrativo. Comentário: ...

Tanto a inexistência da matéria de fato quanto a sua inadequação jurídica podem configurar o vício de motivo de um ato administrativo.
Comentário: uma situação que enseja o vício de motivo é quando houver inadequação jurídica para praticar o ato. Isso acontece quando o motivo é verdadeiro, mas ele não seria o pressuposto para a prática do ato administrativo. Por exemplo: um guarda aplica uma multa porque uma pessoa dirigia sem camisa. Se isso não for uma infração, o motivo pode até ter acontecido (a pessoa realmente não usava a camisa), mas isso não é causa de aplicação de multa de trânsito, ou seja, o motivo será juridicamente inadequado para a decisão da administração.
Gabarito: correto.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O comentário está correto. O vício de motivo ocorre quando o motivo apresentado para a prática do ato administrativo é verdadeiro, mas não é adequado para justificar a decisão tomada. Isso pode acontecer tanto pela inexistência da matéria de fato quanto pela sua inadequação jurídica. No exemplo citado, a multa aplicada pelo guarda seria inadequada juridicamente, pois dirigir sem camisa não é uma infração de trânsito. Portanto, o gabarito está correto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais