Buscar

Quanto à filosofia praticada pelos sofistas, considere as afirmativas a seguir: a) I A palavra sofista tem origem em “sábio”, designando professore...

Quanto à filosofia praticada pelos sofistas, considere as afirmativas a seguir:
a) I A palavra sofista tem origem em “sábio”, designando professores da sabedoria, mas um sentido pejorativo foi agregado posteriormente, pelo fato de se valerem de raciocínios capciosos.
b) II O pensamento dos sofistas foi valorizado por Georg Wilhelm Hegel, no século XIX, que chamava o período em que viveram de “Aufklärung grega”, o comparando ao Iluminismo do século XVIII.
c) III A nobreza aristocrática de raiz ateniense não encontrava nos sofistas sua representação, daí entende-se que não praticavam a filosofia por amor à sabedoria, como Sócrates, Platão e Aristóteles, pois para garantir a subsistência, suas aulas eram taxadas financeiramente.
d) IV Ao mostrar a dependência entre conhecimento sensível e racional, Aristóteles também pode ser considerado um sofista.

Essa pergunta também está no material:

HIST DO PENS FILO
68 pág.

História do Pensamento Filosófico Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I. A afirmativa I está correta, pois a palavra sofista tem origem em "sábio" e designava professores da sabedoria, mas posteriormente agregou um sentido pejorativo pelo fato de se valerem de raciocínios capciosos. A afirmativa II está incorreta, pois Georg Wilhelm Hegel não valorizava o pensamento dos sofistas, mas sim o período em que viveram, chamando-o de "Aufklärung grega", comparando-o ao Iluminismo do século XVIII. A afirmativa III está correta, pois a nobreza aristocrática de raiz ateniense não encontrava nos sofistas sua representação, e suas aulas eram taxadas financeiramente para garantir a subsistência. A afirmativa IV está incorreta, pois Aristóteles não pode ser considerado um sofista, já que ele buscava a verdade e a sabedoria, enquanto os sofistas se valiam de argumentos capciosos para persuadir seus alunos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais