Buscar

Sobre o panorama educacional no século XX e brevemente do início do século XXI, de acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Br...

Sobre o panorama educacional no século XX e brevemente do início do século XXI, de acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta a respeito dos dilemas da educação no final do século XX:
A escola passa de elitista e excludente para um maior número de vagas, em especial no ensino fundamental. Novas demandas e desafios se constituíram, e outras modalidades e níveis de ensino se tornaram mais requisitados.
a) Na segunda metade do século XX a grande preocupação do Estado era se manter laico e isso foi representado na Educação.
b) As constantes tentativas de domínio comunista no Brasil estabeleceram um tipo ideal distorcido de educação para o Brasil.
c) Os limites da democracia foram postos à prova no Brasil na década de 1990 e isso impactou na educação brasileira.
d) As políticas de inserção de grupos marginalizados no ensino superior marcaram as últimas décadas do século XX no Brasil.
e) Ao final do século XX, o número de vagas da educação infantil e do ensino médio, embora crescente, ainda é insuficiente.

Essa pergunta também está no material:

PROVA Estágio Supervisionado Educação Básica
78 pág.

Pedagogia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) As políticas de inserção de grupos marginalizados no ensino superior marcaram as últimas décadas do século XX no Brasil. Durante o final do século XX, houve uma maior preocupação com a inclusão social e a democratização do acesso à educação, especialmente no ensino superior. Dessa forma, foram criadas políticas públicas para inserir grupos marginalizados, como negros, indígenas e pessoas de baixa renda, no ensino superior. Essas políticas foram importantes para diminuir as desigualdades sociais e educacionais no país.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais