Logo Passei Direto
Buscar
(Unicamp) A função L(x) = aeöÑ fornece o nível de iluminação, em luxes, de um objeto situado a x metros de uma lâmpada. a) Calcule os valores numéricos das constantes a e b, sabendo que um objeto a 1 metro de distância da lâmpada recebe 60 luxes e que um objeto a 2 metros de distância recebe 30 luxes. b) Considerando que um objeto recebe 15 luxes, calcule a distância entre a lâmpada e esse objeto.

User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) Para encontrar as constantes a e b, podemos usar as informações fornecidas no enunciado. Sabemos que um objeto a 1 metro de distância da lâmpada recebe 60 luxes e que um objeto a 2 metros de distância recebe 30 luxes. Substituindo esses valores na função, temos: L(1) = ae^(b*1) = 60 L(2) = ae^(b*2) = 30 Dividindo a segunda equação pela primeira, obtemos: L(2)/L(1) = (ae^(b*2))/(ae^(b*1)) = e^b = 30/60 = 1/2 Tomando o logaritmo natural em ambos os lados, temos: ln(e^b) = ln(1/2) b = ln(1/2) = -ln(2) Substituindo o valor de b na primeira equação, temos: ae^(-ln(2)*1) = 60 a/2 = 60 a = 120 Portanto, as constantes a e b são, respectivamente, 120 e -ln(2). b) Para encontrar a distância entre a lâmpada e o objeto que recebe 15 luxes, podemos usar a função L(x) e substituir L(x) por 15. Temos: 15 = ae^(-ln(2)*x) Dividindo ambos os lados por 120, temos: 1/8 = e^(-ln(2)*x) Tomando o logaritmo natural em ambos os lados, temos: ln(1/8) = -ln(2)*x x = ln(8)/ln(2) x = 3 Portanto, a distância entre a lâmpada e o objeto que recebe 15 luxes é de 3 metros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Cesgranrio) A velocidade dos computadores cresce de forma exponencial e, por isso, dentro de alguns anos teremos uma evolução aceleradíssima. Para o inventor Ray Kurzweil, um computador de mil dólares tem hoje a mesma inteligência de um inseto. No futuro, ele se igualará à capacidade de um rato, de um homem e, finalmente, de toda a humanidade. Considerando as informações apresentadas no gráfico acima, que estima a capacidade de processamento (por segundo) de um computador (C) em função do ano (a), de acordo com os dados do texto, pode-se afirmar que:

a) C = log•³ (10a + 8)
b) C = log•³ [(a - 1984)/2]
c) a = 1992 + log•³C
d) a = [(log•³C)/10] - 8
e) a = 1984 + log•³(C)£

Mais conteúdos dessa disciplina